Useletter





  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90


Page in English

4ª Edição

27-31 MAR 2017

Serenidade! Imersão! Conexão!

Retiro de Meditação - Desfrutar no Silêncio


Retiro de Meditação - Desfrutar no Silêncio

POR EDITOR SPM-BE |


TESTE


Um retiro meditativo é uma aventura pessoal. É um pequeno investimento de tempo que tem o potencial para afectar o resto da sua vida.







É um espaço para silenciar o ruído e as distracções e ficar cara-a-cara consigo mesmo, criando-se a oportunidade para iniciar uma nova direcção.






Se procura um bom retorno do seu investimento, então a meditação é a solução perfeita. “Não faz nada” e é recompensado(a) com amplos benefícios. Então, imagine que recompensas podem advir não de uma sessão de meditação, mas de um período de tempo onde a prática meditativa é o foco principal da sua vida.








Se o seu quotidiano é agitado/desconfortável ou sente que a vida tem algo mais a oferecer, então, um retiro de meditação pode ser algo a considerar.


26-30 Março

Este retiro é um mergulho no silêncio. É uma oportunidade para despir a superficialidade dos nossos enredos habituais e ir mais fundo. A ênfase, neste retiro, está na continuidade de uma atenção descontraída, no entanto alerta, seja na quietude de sentar ou no movimento de andar e das actividades diárias. Por simplesmente observarmos o processo corpo/mente com interesse e aceitação, começamos a entender a experiência de viver tal como se apresenta. À medida que este entendimento se aprofunda, passamos a abordar esta vida com mais discernimento e abertura de coração. Este retiro é também um desafio, segue um programa intenso que requer dedicação e entusiasmo.

PREENCHE UM DOS PRÉ-REQUISITOS PARA O MBSR 6-DAY TEACHER TRAINING-INTENSIVE EM PORTUGAL - ver mais  >











Em que Consiste?


O que é um Retiro de Meditação?

Um retiro meditativo é uma aventura pessoal. É um pequeno investimento de tempo que tem o potencial para afectar o resto da sua vida. É um espaço para silenciar o ruído e as distrações e ficar cara-a-cara consigo mesmo, criando-se a oportunidade para iniciar uma nova direcção.

Se procura um bom retorno do seu investimento, então a meditação é a solução perfeita. “Não faz nada” e é recompensado(a) com amplos benefícios. Então, imagine que recompensas podem advir não de uma sessão de meditação, mas de um período de tempo onde a prática meditativa é o foco principal da sua vida. Se o seu quotidiano é agitado/desconfortável ou sente que a vida tem algo mais a oferecer, então, um retiro de meditação pode ser algo a considerar.


Porquê Realizar Este Retiro de Meditação?

Um retiro de meditação é o 'melhor tempo'. Não há nada que se exija de si. Quando a vida decorre a um ritmo acelerado, com níveis incrementais de stress, são poucas as oportunidades de pausar e permitir que a mente e o corpo recuperem totalmente. Ir a um retiro permite sair da rotina diária, e oferece esse tempo que tanto precisa, a nível mental e físico.


O silêncio pode ser um desafio para algumas pessoas no início, porque é uma experiência nova e desconhecida ficar no silêncio pode ser confuso. Isto é especialmente verdadeiro quando as associações primárias de uma pessoa com o silêncio são desconfortáveis.

No entanto, a nossa experiência diz-nos que a maioria das pessoas apreciam o silêncio do retiro. Mesmo aquelas que foram intimidados por ele no início, muitas vezes, encontram essa paz no silêncio que ficam  relutantes em terminar o retiro. À medida que os particantes se tornam conscientes da sua riqueza, eles abraçam o silêncio ao invés de temê-lo.

O silêncio permite um aumento da sensação de intimidade com o mundo. Em silêncio sustentado os nossos sentidos tornam-se mais agudos, e tanto o mundo interior como o exterior pode parecer-nos com maior clareza. Por exemplo, podemos começar a notar o canto dos pássaros ou podemos entrar em sintonia com os nossos pensamentos e emoções de forma mais serena.

O principal objectivo do silêncio neste retiro é apoiar a nossa prática de meditação. O silêncio ajuda a manter nosso foco no cultivo de mindfulness e concentração. A continuidade da atenção plena é muito mais fácil quando não falamos. A interação complexa de emoções e atitudes envolvidas na maioria das interações sociais tendem a manter a mente muito ativa e fragmentada, não permitindo a concentração profunda.

PREENCHE UM DOS PRÉ-REQUISITOS PARA O MBSR 6-DAY TEACHER TRAINING-INTENSIVE EM PORTUGAL - ver mais



'O Nobre Silêncio'


Este retiro é também um óptimo momento para descobrir o que o budismo chama de "nobre silêncio", um belo estado de espírito que emerge quando o pensamento discursivo diminui/cessa. O pensamento discursivo refere-se ao diálogo interno nas nossas próprias mentes. Pode imaginar-se conversas com os outros, lembrando o passado ou projectando o futuro, ou conversas consigo. Pode envolver pensamento abstracto, analítico sobre o que está a acontecer no momento presente. À medida que o pensamento discursivo se acalma, a mente torna-se mais pacífica. Como a agitação diminui, o desejo e a aversão também diminuem. Quando este acalmar interior é acompanhado de confiança, pureza e equanimidade, então é referido que  a mente experimenta a plenitude do "nobre silêncio".


O Grupo

Este retiro é realizado em grupo e os praticantes irão passar muito tempo em silêncio na companhia de outras pessoas. À medida que se desenvolve o silêncio colectivo, os praticantes, muitas vezes, descobrem que estar junto dos outros, em silêncio, permite uma sensação de conexão riquíssima, que pode mesmo ser mais gratificante do que se estivessem envolvidos numa conversa. Em vez de conhecer os outros através das histórias de quem eles são, o que fazem, e que têm feito, o silêncio destaca a nossa humanidade partilhada e um relacionamento empático e compassivo. Uma lição maravilhosa de um retiro é como as formas tranquilas de estar com os outros podem permitir um profundo sentido de conexão.
 
O número de participantes para este retiro está limitado, com o objectivo de proporcionar um ambiente que promova a aprendizagem em profundidade, numa atmosfera de intimidade e de experiência partilhada.


Benefícios


Benefícios deste retiro


Inúmeros estudos científicos têm demonstrado que a meditação implica enormes benefícios para a saúde . Ela afecta positivamente a química cerebral e corporal, pressão arterial, respiração e metabolismo e reduz a produção das hormonas do stress. A maioria das pessoas ficaria radiante em possuir uma ferramenta que lhes permita ter o controlo dos seus níveis de stress, não?
Um retiro de meditação pode ser o início deste processo. E tudo como resultado de “não fazer nada”!

Naturalmente acontece:
- Desacelerar;
- Cura do aborrecimento (embora de início lhe possa parecer o contrário);
- "Não coçar onde faz comichão" (praticar a Aceitação);
- Fazer amizade com o seu sofrimento (praticar a Aceitação);
- Praticar o comer mindful (em atenção plena);
- Obter uma boa dose de opiáceos naturais;
- Enamoramento pelo Planeta Terra;
- Sentir amor por todos os seres;
- Obter clareza sobre a sua vida;
- Controlar a ansiedade e o stresse;
- Ser o seu próprio mestre;
- ...

O que esperar?

A participação neste retiro poderá permitir entender muito mais sobre si do que provavelmente descobrirá em muitos anos de procura. Aqui não serão necessárias competências especiais, porque tudo o que envolve é meditar, comer, contacto profundo com a natureza, dormir, partilhar e palestras diária. O que parece muito assustador de início, torna-se em algo incrivelmente libertador. O importante é entrar em sintonia com a sua própria mente e o seu corpo, mesmo que seja por curtos períodos, numa base regular, para que possa melhorar a sua consciência do momento e permitir a oportunidade de funcionar na sua plena capacidade de forma harmoniosa e saudável.

Nestes retiros não terá, certamente, que fazer coisas lhe pareçam estranhas ou difíceis ou mesmo impossíveis, como sentar-se de pernas cruzadas ou meditar por longos períodos de tempo. Há alternativas que se adaptam às necessidades de cada pessoa.

Resumindo

Um retiro prepara-o(a) para enfrentar os altos e os baixos da sua existência. Reduz a sua tensão, o medo e a preocupação. A inquietação recua e a paixão modera-se. As coisas começam a encaixar-se e a sua vida torna-se num fluir em vez de uma luta. Tudo isso acontece através da compreensão. A meditação aguça a sua concentração e o seu poder de pensar. A sua intuição apura-se. A precisão do seu pensamento aumenta, e, gradualmente, chega a um conhecimento directo das coisas como elas realmente são, sem preconceito e sem ilusão. Portanto, são estas razões suficientes para se preocupar? Dificilmente. Estas são apenas promessas no papel. Há apenas uma maneira para saber se a meditação vale a pena o esforço: aprender a praticá-la de forma correcta e a fazê-lo numa base regular.

Ao descobrir o grande valor do silêncio os praticantes podem explorar os seus usos na vida diária. Aprender a estar confortável com o silêncio expande o que é possível nos nossos relacionamentos com os outros e com nós mesmos. Em particular, ele pode ser um grande apoio para nos ajudar a descobrir uma maior liberdade (espiritual) onde quer que estejamos. E com liberdade podemos experimentar quietude e paz, mesmo no seio do frenesim.

Experimente por si mesm@!

Ver mais


Destinatários

Este retiro é dirigido para aqueles que desejam aprofundar a sua experiência na prática contemplativa, em especial na abordagem mindfulness. Os participantes sem experiência meditativa têm considerado que esta é uma experiência rica e intensa.

Este retiro preenche um requisito para aqueles que desejam candidatar-se à formação contínua de instrutores, através do Center for Mindfulness at UC San Diego, do Centre for Mindfulness Research and Practice na Universidade de Bangor – Reino Unido (ou o Programa de Mestrado) e do Center for Mindfulness - University of Massachusetts.

DESTINATÁRIOS
► Qualquer pessoa que queira aprofundar a prática de Mindfulness para prática pessoal ou para ensinar *;
► Qualquer pessoa que queira reduzir os seus níveis de Stress e de Ansiedade;
► Profissionais de saúde;
► Educadores;
► Outros.


PRÉ-REQUISITOS
Para a realização do curso pode ser necessário experiência prévia em Mindfulness.

* Este retiro não confere competência para ensinar ou aplicar o programa a terceiros, mas é um pré-requisito obrigatório (foundation level) para quem tiver interesse no ensino das Abordagens Baseadas em Mindfulness.

Orientador

Dh. Karunavira, M.Sc.


O instrutor é dos mais experientes que pode encontrar internacionalmente e excepcionalmente hábil em criar um ambiente de aprendizagem seguro, solidário e profundamente envolvente, permitindo aos participantes procurar, explorar e inquirir.

Karunavira é Senior Trainer at the Centre for Mindfulness Research and Practice (CMRP) - Bangor University
Director of Mindful Health LLP.
Tem um Mestrado em Abordagens Baseadas em Mindfulness pela Universidade de Bangor.
Tem leccionado esta temática desde 2005 e actualmente ensina num curso de Mestrado na Universidade de Bangor (Faculdade de Psicologia) e treina professores de mindfulness no sistema nacional de saúde Britânico (NHS trust).
Especializou-se no ensino de Abordagens Baseadas em Mindfulness, nomeadamente a Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) com cuidadores, adolescentes e idosos e Redução de Stress Baseada em Mindfulness (MBSR).
Em 2010 terminou a graduação (2 anos) em Aconselhamento Centrado na Pessoa e agora trabalha em tempo parcial no âmbito do Sistema Nacional de Saúde, com os pais de crianças que foram diagnosticadas como tendo necessidades especiais.
Karunavira estudou na Universidade de Londres, Goldsmiths College, onde obteve o Bacharelato em Ciências (4 anos) BSc (Hons).
Até 1985 desenvolveu a sua carreira no ensino primário, ano que renunciou o lugar de director na East Sussex, com o objectivo de prosseguir a ordenação na ordem Budista Triratna (1989). Desde aquela época, ensinou meditação e estudos budistas na zona de Brighton e entre 2000 e 2010 foi director espiritual do Centro Budista de Brighton.


+ Informações sobre Karunavira:
Bangor CV

Programa



Monday
Arrive (any time) from 2pm - ’settling in’
3.30pm Group Meets ‘orientation to retreat’
4.30pm Meditation (and then free time to explore)
7.15pm Dinner:
8.30pm Reflective Practice (‘intentions’)
9.00pm End of day brief practice

Tuesday
7.30am: Morning Practice (Mindful Movement + ‘unguided’ Sitting Practice)
8.30: Breakfast
10.00: Orientation to Meditation then Sitting-walking-sitting ‘cycle of practice’
1pm: Lunch:
(Free time to explore the local landscape)
4pm: Sitting-walking-sitting ‘cycle of practice’
7.15: Dinner
8.30pm Practice input and mindful Q and A
9.00pm End of day brief practice ('choice-less/open awareness')

Wednesday
7.30am: Morning Practice (Mindful Movement + ‘unguided’ Sitting Practice)
8.30: Breakfast:
10.30: Sitting-walking-sitting ‘cycle of practice’
1pm: Lunch:
(Free time to explore the local landscape)
4pm: Sitting-walking-sitting ‘cycle of practice’
7.15: Dinner
8.30pm Input (Making Effort in Mindfulness)
9.00pm End of day brief practice (‘Open Awareness')

Thursday (Theme of day is MBSR practices as in an ‘All Day’)
7.30am: Morning Practice (Mindful Movement + ‘unguided’ Sitting Practice)
8.30am: Breakfast
10.00am: Mindful Movements + Body Scan
Mindful Tea Break
12.00 Walking + 4 Stage Meditation
1.pm Lunch
3.30pm Sitting Practice and ‘Coming out of Silence’ process
Afternoon Tea
5.00pm ‘Open Awareness’ – Just Sitting Practice
7.15 Dinner
8.30 Sitting and then Whole Group mindful Q&A

Friday
7.30am: Morning Practice
8.30am: Breakfast
10.00am: Whole Group Meets (ending process)
Depart by lunchtime


Perguntas frequentes


Local
• Casa Silva, Barcelos, Portugal

Vou de comboio. Quais são as minhas opções e o que recomendamos?

Distância da estação de Barcelos ao Centro
Poderá apanhar o comboio intercidades e sair na Estação de Barcelos.

Por diversas razões, procuramos agregar os participantes interessados em partilhar boleias e custos.

A que horas devo chegar? Quando é que vamos terminar?
Vamos dar início à entrada para o MBSR depois das 14h no 1º dia. Solicita-se que procure chegar, o mais tardar pelas 14.30h para que o grupo esteja completo antes das 15h. Está planeado terminar o retiro depois do almoço no último dia, por isso planeie a sua viagem adequadamente. Por vezes surgem situações em que as pessoas têm que deixar o retiro antes do meio-dia, no último dia, mas solicitamos, se possível, que tal não aconteça.

Existe internet wireless e rede de telemóvel?
Existe cobertura de rede de telemóvel com boas condições de recepção. Contudo, dada a natureza da formação, haverá poucas oportunidades para fazer uso, então deverão informar antecipadamente aqueles que podem precisar de entrar em contacto dessas limitações. Pode esperar obter serviço de internet sem fios razoavelmente consistente no centro de retiros. No entanto, será aconselhável deixar o seu computador em casa por causa da natureza deste Retiro. Reconhecemos, no entanto, que, por vezes, o uso do computador é uma necessidade.

É possível ficar noites extra no centro ou chegar um ou dois dias mais cedo?
Sim, poderá ser possível, mas carece de reserva antecipada.

O que preciso levar?
Se for possível, por favor, traga uma almofada de meditação (zafu) e um tapete de yoga. Teremos bastante material disponível, mas talvez não o suficiente para ir de encontro a todas as necessidades, por isso, se não for inconveniente, por favor, considere fazê-lo. É sempre aconselhável verificar a previsão do tempo antes de viajar, para ajudar a orientá-lo na escolha de roupas adequadas.

O que devo esperar em relação às condições onde recorre o Retiro
Esta formação é ministrada num formato de retiro, o que significa que há bastante prática de mindfulness incluída. O local facilita muito este formato; iremos estar reunidos, comer e aprender, partilhar e dormir numa área relativamente isolada, no entanto perto da cidade e com óptimos acessos. Procuramos que esta semana seja relativamente calma e isolada. Os quartos são limpos e confortáveis, iguais aos que se encontra num bom hotel. Têm a possibilidade de escolher quarto individual (WC privativo) ou duplo. Importante reservarem o v/ lugar o mais cedo possível.


E se eu necessitar de algumas adaptações especiais ou restrições alimentares?
Enquanto que será questionado a expressar as restrições alimentares específicas na sua inscrição, se existir qualquer alimento adicional ou preocupações médicas que deva mencionar, por favor, avise-nos com antecedência para que possamos ajudá-lo.


Inscrição + Investimento


ORIENTAÇÃO:
#Pagamento até 60 dias antes da data de início - 27 Jan - (“Early Bird”) - €250
#Pagamento após essa data - €300
ESTADIA: €195 (inclui alojamento + 3 refeições diárias + snacks e chá a meio da manhã e a meio da tarde + taxa de aquecimento)
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: 10 de Mar 2017

Notas
► É necessária pré-inscrição prévia através do preenchimento do formulário que se encontra no final desta página;
► Seleccionar o evento Retiro de Silêncio;
► O curso decorre com um mínimo e máximo de participantes (inscrições limitadas);
► Convém trazer roupas largas, uma almofada e um tapete e zafu (caso tenha);
► Após o preenchimento do formulário de pré-inscrição receberá um email com informações adicionais;
► A alimentação pode ser omnívora e vegetariana (seleccionar no formulário a sua preferência). Se tiver alguma nota que requeira alteração de alimentação, por favor, avise antecipadamente no campo destinado aos comentários;
► O programa está sujeito a pequenas alterações.

Política de cancelamento
► Um reembolso (menos um valor não reembolsável de €30) será realizado para cancelamentos solicitados por escrito 30 dias antes do evento. Nenhum reembolso será realizado após essa data.
► Na eventualidade do evento ser cancelado a Sociedade Portuguesa de Meditação - Mindfulness Institute fará apenas um reembolso equivalente ao valor de 100% da reserva e não de transporte, de hotel ou quaisquer despesas associadas.


PRÉ-INSCRIÇÃO / PRE-REGISTRATION



Notas

Se tiver dificuldades no formulário de inscrição, p.f., abra esta página num browser diferente, como o Firefox ou o Chrome.

A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar / Mindfulness Institute (SPM-BE - MI) não tem, nem assumirá qualquer responsabilidade por prejuízos, danos, despesas ou inconvenientes que possam advir, por qualquer motivo, da sua participação neste evento.

CONFIDENCIALIDADE NO TRATAMENTO DOS DADOS
A SPM-BE (MI) garante a confidencialidade dos dados facultados e o seu tratamento de acordo com a legislação vigente sobre protecção de dados de carácter pessoal.




Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Mindfulness-Based Stress Reduction, Redução de Stress baseado em Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga, España, UK, Ireland, Deutschland, English,Teacher Training


Próximos Encontros









Retiro de Meditação - Desfrutar no Silêncio Reviewed by Vítor Bertocchini on 15:39 Rating: 5


Com tecnologia do Blogger.