Useletter





  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90



Page in English

Retiro de Mindfulness & Yoga 2ª Edição

05-07 Maio 2017

Mindfulness! Yoga! Shinrin-Yoku!


Retiro de Mindfulness & Yoga


Retiro de Mindfulness & Yoga

POR EDITOR SPM-BE |



O que a prática de mindfulness e de yoga preconizam há vários milhares de anos é cada vez mais aceite pela ciência ocidental. Hoje, uma miríade de estudos científicos comprovam que a prática contemplativa, posturas corporais e exercícios diários de respiração, promovem a saúde física e mental, aumentam a(inter)conexão, reduzem os níveis de stress e ansiedade, e ajudam no tratamento de muitos outros problemas psicossomáticos .

Ao juntar Mindfulness e Yoga podemos potenciar os benefícios destas práticas milenares e aprender a introduzi-las no quotidiano.
É surpreendente o impacto positivo que retiro de fim de semana pode produzir. Este retiro de sexta-feira a Domingo tem como objectivo ajudar a relaxar, encontrar tranquilidade, tomar “Banho de Floresta (Shinrin-yoku) e aprender ferramentas e técnicas anti-stress que pode aplicar quando voltar à sua vida quotidiana. Teremos sessões de Yoga Suave (Yin Yoga) enquadradas no contexto da meditação; Sessões de Workflow, uma fusão de Yoga + Pilates e no Domingo Ashtanga Flow.
Bem-vind@s


Em que consiste?

Introdução

Ir para retiro é uma oportunidade para relaxar, para largar as tensões e se conectar a sua própria experiência através dos sentidos, descobrindo e explorando aquilo que é realmente importante para si. É uma abertura para esta vida, aqui e agora. Mindfulness e Yoga são práticas complementares que ajudam a encontrar o foco, a equilibrar a energia e reconectar com a nossa experiência interior. Através de movimentos ou da quietude iremos descobrimos o nosso corpo e explorar a nossa mente. Rodeados por uma natureza deslumbrante, teremos tempo para conectar, partilhar, de rir, de descansar e de experimentar o silêncio.

O retiro será conduzido em Inglês, com traduções pontuais em Português.

Fotos do último retiro de Mindfulness & Yoga




Benefícios


Este Retiro leva-@ para longe da vida real, e os agentes geradores de stress também se desvanecem. Mesmo que seja um praticante experiente há sempre algo há sempre algo de libertador em estar em retiro. Dê-se permissão para deixar totalmente de lado todas as distracções e preocupações.

► A grande vantagem de participar num retiro é quebrar a sua rotina diária. Os obstáculos que existem nas sua vida quotidiana, as suas preocupações e ansiedades, as rotinas habituais são cortados. É notável como um retiro ganha vida própria. Torna-se uma oportunidade de experimentar-se a si mesmo de forma diferente. Um retiro proporciona uma dimensão de imersão que lhe permite desconectar-se da sua vida agitada.
► Desenvolve a sua capacidade de se concentrar, sem distracções, e ir mais mais fundo. É um tempo para si mesmo, tempo para recarregar energias e isso é algo que todos precisamos. A maioria das pessoas está super ocupada com vidas cheias de exigências urgentes e longas listas de afazeres, trabalhando com prazos urgentes.
► É uma oportunidade para se (re)ligar à natureza
► Irá fazer novas amizades. Inegavelmente, irá novas conhecer pessoas com interesses semelhantes, podendo partilhar conversas e momentos únicos.

Outros aspectos positivos:
- Fazer amizade com o seu sofrimento (praticar a Aceitação);
- Praticar o comer mindful (em atenção plena);
- Obter uma boa dose de opiáceos naturais;
- Enamoramento pelo Planeta Terra;
- Sentir amor por todos os seres;
- Obter clareza sobre a sua vida;
- Controlar a ansiedade e o stress;
- Ser o seu próprio mestre;
- ...

Experimente por si mesm@!


Destinatários

Este retiro é dirigido para aqueles que desejam iniciar a sua prática em mindfulness e/ou yoga, bem como para aqueles que desejam aprofundar a sua experiência nestas práticas de integração 'mente-corpo'.

DESTINATÁRIOS
► Qualquer pessoa que queira iniciar a sua prática na meditação e /ou yoga;
► Qualquer pessoa que queira aprofundar a prática;
► Qualquer pessoa que queira reduzir os seus níveis de Stress e de Ansiedade;
► Para aquel@s que desejam desenvolver atitutes como a Compaixão, o Não-Julgamento, a Aceitação, a Mente de Principiante, entre outras;
► Profissionais de saúde;
► Professres;
► Outros


PRÉ-REQUISITOS
Para a realização deste workshop não é necessário qualquer experiência prévia.

Orientadores




João Palma
Praticante de meditação Mindfulness desde 2004. Começou a ensinar em 2008, tendo feito a sua formação no Reino Unido:
- Mindfulness for Health, Breathworks CIC.
- Mindfulness in Schools Project – dot-b.
- MBSR, teacher training in Mindfulness Based approaches, Bangor University.
- MBCT, Mindfulness Based Cognitive Therapy specialist teacher training, Bangor University.
► MBSR Teacher Training Intensive - Orientador assistente, Mindfulness-Based Professional Training Institute - University California, San Diego.
+ Informações:
BudaDharma




Francisca Schouten
Praticante de yoga desde 2004, Francisca começou a ensinar em 2014 na Holanda, onde ela fez várias formações para instrutora. • Teacher training Ashtanga, Manju Pattabhi Jois.
• Fitness yoga instructor, at Heidehal sport.
• 200 RYT study, at Ashtanga Yoga Academy
• Adjustment Clinic Yoga Moves with Marilou Van Hoek
Actualmente, ensina no "Healthclub Optisport" and at "fasah योग", desde 2015 também tem ensinado no Cenntro Budadharma, Lisboa, Portugal. Através de sua de escola de yoga "fasah", ela ministra workshops, coaching e aulas de hatha e de Ashtanga flow yoga.
Será também instrutora no retiro internacional de surf, yoga e meditação

+ Informações:
fasahnl



Programa


Programa Provisório

• Apresentação e Introdução
• Exercício de Mindfulness
• Prática de Mindfulness
• Yoga
• Tea breaks
• Conversa
• Prática de Mindfulness

YOGA:
• Combina o tradicional com o contemporâneo.
• Flow com elementos de Ashtanga, Yoga 'contemporâneo' e meditação.
• Para este retiro não tem que ser um yogi experiente. O yoga será ajustado e adequado para todos os participantes.

MINDFULNESS:
• A revolução silenciosa • o modo de "Fazer" e o modo de "Ser".
• Mindfulness: Origens e definição
• Sensações corporais
• Pensamentos e emoções
• Lidar com dificuldades
• Um Coração Aberto

Work Flow Yoga é uma prática totalmente focada no relaxamento do corpo e mente. Baseada em Yin Yoga e Ashtanga Yoga, começa com meditação e termina com relaxamento, ajudando a sentir-se descansado e renovado.

Fitness Yoga é uma inovadora prática para corpo e mente, em que as posturas alternam de forma fluída. Esta sessão é uma fusão de Ashtanga Yoga, Pilates e Tai-chi, ajudando a fortalecer o corpo e a estimular energia.

Ashtanga Yoga Flow é uma prática dinâmica e energética. É baseada nas primeiras séries de uma forma de yoga antiga, popularizada por K. Pattabhi Jois. Ao praticar Ashtanga fortalecemos um corpo saudável. Através de um processo de limpeza interna, purificamos o nosso sistema nervoso e órgãos. Esta prática de Ashtanga Vinyasa Flow foi feita para ser acessível a todos.

NOTAS:
• Poderá trazer o seu próprio tapete de yoga e zafu / almofada.
(Há também tapetes de yoga e zafus disponíveis)
• Não há necessidade de ter qualquer prática anterior em yoga ou meditação.

Perguntas frequentes


Local
• Casa Silva, Barcelos, Portugal

Vou de comboio. Quais são as minhas opções e o que recomendamos?

Distância da estação de Barcelos ao Centro
Poderá apanhar o comboio intercidades e sair na Estação de Barcelos.

Por diversas razões, procuramos agregar os participantes interessados em partilhar boleias e custos.

A que horas devo chegar? Quando é que vamos terminar?
Entrar até às 18h no dia 05 de Agosto. Solicita-se que procure chegar, o mais tardar pelas 18h para haja tempo para se acomodar da melhor forma possível. Está planeado terminar o retiro pelas 16h no dia 07 de Agosto, por isso planeie a sua viagem adequadamente. Por vezes surgem situações em que as pessoas têm que deixar o retiro antes do meio-dia, no último dia, mas solicitamos, se possível, que tal não aconteça.

Existe internet wireless e rede de telemóvel?
Existe cobertura de rede de telemóvel com boas condições de recepção. Contudo, dada a natureza da formação, haverá poucas oportunidades para fazer uso, então deverão informar antecipadamente aqueles que podem precisar de entrar em contacto dessas limitações. Pode esperar obter serviço de internet sem fios razoavelmente consistente no centro de retiros. No entanto, é aconselhável desligar, dentro do possível, da tecnologia.

É possível ficar noites extra no centro ou chegar um ou dois dias mais cedo?
Sim, poderá ser possível, mas carece de reserva antecipada.

O que preciso levar?
Se for possível, por favor, traga uma almofada de meditação (zafu) e um tapete de yoga. Teremos bastante material disponível, mas talvez não o suficiente para ir de encontro a todas as necessidades, por isso, se não for inconveniente, por favor, considere fazê-lo. É sempre aconselhável verificar a previsão do tempo antes de viajar, para ajudar a orientá-lo na escolha de roupas adequadas.

O que devo esperar em relação às condições onde recorre o Retiro
Esta formação é ministrada num formato de retiro, o que significa que há bastante prática de mindfulness incluída. O local facilita muito este formato; iremos estar reunidos, comer e aprender, partilhar e dormir numa área relativamente isolada, no entanto perto da cidade e com óptimos acessos. Procuramos que esta semana seja relativamente calma e isolada. Os quartos são limpos e confortáveis, iguais aos que se encontra num bom hotel. Têm a possibilidade de escolher quarto individual (WC privativo) ou duplo. Importante reservarem o v/ lugar o mais cedo possível.


E se eu necessitar de algumas adaptações especiais ou restrições alimentares?
Indicar as restrições alimentares específicas na sua inscrição (nos comentários). se existir qualquer alimento adicional ou preocupações médicas que deva informar, por favor, avise-nos com antecedência para que possamos ajudá-lo.


Inscrição + Investimento


INVESTIMENTO: €240

O custo total do retiro é o valor da estadia + alimentação + o valor da orientação. Inclui duas dormidas, o jantar do dia de chegada, todas as refeições de Sábado e pequeno-almoço e almoço de Domingo + Snacks e chá a meio das manhã e tardes


Condições de estadia: Quartos com excelentes condições (individual ou duplo), todos com WC e banho privativo e com luz natural. Camaratas disponíveis para quando os quartos esgotarem.


Notas
► É necessária pré-inscrição prévia através do preenchimento do formulário que se encontra no final desta página;
► No formulário de inscrição selecionar o Evento MINDFULNESS & YOGA;
► O retiro decorre com um mínimo e máximo de participantes (inscrições limitadas);
► Convém trazer roupas largas, uma almofada e um tapete e zafu (caso tenha);
► Após o preenchimento do formulário de pré-inscrição receberá um email com informações adicionais;
► A alimentação pode ser omnívora e vegetariana. Se tiver alguma nota que requeira alteração de alimentação, por favor, avise antecipadamente no campo destinado aos comentários;
► O programa está sujeito a pequenas alterações.

Política de cancelamento
► Um reembolso (menos um valor não reembolsável de €30) será realizado para cancelamentos solicitados por escrito 30 dias antes do evento. Nenhum reembolso será realizado após essa data.
► Na eventualidade do evento ser cancelado a Sociedade Portuguesa de Meditação - Mindfulness Institute fará apenas o reembolso equivalente ao valor de 100% da reserva e não de transporte, de hotel ou de quaisquer despesas associadas.


PRÉ-INSCRIÇÃO


Notas

Se tiver dificuldades no formulário de inscrição, p.f., abra esta página num browser diferente, como o Firefox ou o Chrome ou entre em contacto para eventos.spmbe(at)gmail.com

A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar / Mindfulness Institute (SPM-BE - MI) não tem, nem assumirá qualquer responsabilidade por prejuízos, danos, despesas ou inconvenientes que possam advir, por qualquer motivo, da sua participação neste evento.

CONFIDENCIALIDADE
A SPM-BE (MI) garante a confidencialidade dos dados pessoais facultados e o seu tratamento de acordo com a legislação vigente sobre a protecção de dados.



Próximos Encontros









Retiro de Mindfulness & Yoga Reviewed by Vítor Bertocchini on 21:28 Rating: 5


Com tecnologia do Blogger.