Useletter





  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90






Budismo em 2m!

Introdução à Meditação e à Via do Buda

Transformador!


07 Janeiro 2017 | V.N.GAIA

Orientador: Paulo Borges

Inscrições abertas


Sobre este Curso

Neste workshop propõe-se a descoberta da paz interior, da calma e da clareza mentais, mediante práticas meditativas e contemplativas. Integradas no dia-a-dia, estas práticas rompem com os processos de ansiedade, stress, fadiga e depressão e orientam a mente para valores e estados mais positivos, daí advindo um Ser e um Estar mais saudáveis, confiantes e plenos. Treinaremos o cultivo da calma, serenidade e paz mental (Shamatha) e a capacidade de nos tornarmos plenamente atentos e despertos à experiência de cada instante, num processo isento de julgamentos, aberto, lúcido e empático (Mindfulness). Treinando assim a mente, abrimos ainda a possibilidade de um encontro connosco próprios, ou seja, com a paz interior, com o equilíbrio e com a harmonia que desde sempre residem no íntimo de cada um de nós, daí derivando, naturalmente, uma abertura amorosa e compassiva a todos os seres. Inspirados nas práticas do budismo Zen de Thich Nhat Hanh e do budismo Tibetano, seguiremos a abordagem que está descrita no livro “O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral” (Lisboa, Mahatma, 2015) e cuja metodologia não requer que se seja budista, tratando-se assim de um prática aberta a todos.

Daremos continuidade em workshops posteriores.








Partilhar com Amig@s








Workshop de Iniciação à Meditação e à via do Buda


Workshop de Iniciação à Meditação e à via do Buda

POR EDITOR SPM-BE |


07 Janeiro 2017 -

Em que consiste?

Fascinou-me no budismo a ética global, que visa o bem de todos os seres, humanos e não humanos, mas também a espiritualidade baseada na experiência e não em dogmas. Para mim é muito importante que o budismo se assuma como uma via para nos libertar de todos os condicionamentos e de todos os "ismos", incluindo o próprio budismo, pois o essencial não é ser budista, mas descobrir que se é Buda, que a nossa natureza profunda, comum a todos os seres, é um imenso potencial de sabedoria, amor, compaixão e criatividade.

~ Paulo Borges


Introdução


Este 1º workshop consiste numa iniciação teórico-prática às bases da via do Buda ou do pleno Despertar da consciência. O objectivo é aliar o estudo do primeiro discurso do Buda e a compreensão intelectual à experiência prática e à vivência interior mediante exercícios meditativos que se propõe que sejam continuados e desenvolvidos em casa.
Daremos continuidade em workshops posteriores.




Meditar é estar plenamente consciente de tudo o que pensamos, dizemos, fazemos e se passa à nossa volta. E ao mesmo tempo estar consciente da própria consciência, do próprio estar consciente. Dessa energia simples, pacífica e pura que é o nosso fundo sem fundo e que está presente em todos os seres e coisas. A meditação mostra que há em nós um espaço mais vasto do que as nossas preocupações, pensamentos e desejos, que nos liberta do egocentrismo, do medo, do apego e da agressividade e nos faz sentir mais próximos ou mesmo íntimos e inseparáveis de todos os seres e do mundo como um todo.

~ Paulo Borges




Benefícios



1.
O Budismo é baseado na experiência pessoal, na prática, na moralidade/ética e no insight. Não há necessidade de propiciar deuses ou sacerdotes, sem adesão cega a dogmas inúteis, rituais, livros sagrados ou mitos. Os fundamentos do budismo, não são tanto princípios de fé, mas princípios que pode comprovar por si mesmo.

2.
A via do buda é um método para a se transformar a si mesmo e para diminuir/acabar com o seu próprio sofrimento e garantir uma felicidade duradoura. O budismo é um caminho de prática e desenvolvimento espiritual levando ao insight da verdadeira natureza da vida. Práticas budistas, como a meditação são meios de se transformar a si mesmo, a fim de desenvolver as qualidades de consciência, bondade e sabedoria.

3.
Os princípios básicos do ensinamento budista são simples e práticos: nada é fixo ou permanente; acções têm consequências; a mudança é possível. O budismo dirige-se a todas as pessoas sem distinção.

4.
Ele transmite métodos práticos (como a meditação) que lhe permitirá perceber e utilizar os seus ensinamentos, a fim de transformar a sua experiência, para ser totalmente responsável pela sua vida e desenvolver as qualidades de sabedoria e de compaixão.

A meditação está a tornar-se uma parte da nossa cultura popular, porque traz resultados altamente positivos e benéficos e muitas vezes de forma quase imediata. A meditação é recomendada por médicos como um método eficaz para reduzir o stress e a hipertensão, para controlar a dor física e emocional, entre muitos outros problemas. Também está a entrar com grande energia no mundo empresarial, ensinando os gestores e colaboradores a concentrarem-se de forma eficaz no seu trabalho, a serem menos ansiosos e a abrirem o seu coração.

►Além dos imensos benefícios psicossomáticos, a prática regular da meditação é uma via para o autoconhecimento e para uma vida pessoal, familiar, escolar, profissional e social mais consciente e fecunda.

A prática da meditação dá a oportunidade de respirar esse ar de paz, de alegria e compreender experiencialmente que, no silêncio da meditação, encontramo-nos a começar a conhecer o Infinito. Com um coração livre e irradiando alegria, abraçamos a vida, o (multi)universo e toda a natureza. A vida agora está cheia de luz; cada curto momento é pleno de vida.

Experimente por si mesm@!


Destinatários

Este workshop é dirigido para aquel@s que desejam converter a energia das emoções em alimento do seu desenvolvimento integral.

DESTINATÁRIOS
Qualquer pessoa que queira:
► conhecer em maior detalhe a via do buda;
► desenvolver a sua espiritualidade;
► iniciar a sua prática na meditação;
► aprofundar a prática;
► reduzir os seus níveis de Stress e de Ansiedade;
► Para aquel@s que desejam desenvolver atitutes como a Compaixão, o Amor Altruísta, o Não-Julgamento, a Aceitação, a Mente de Principiante, entre outras;
► Profissionais de saúde;
► Professores;
► Outros


PRÉ-REQUISITOS
Para a realização deste curso não é necessário qualquer experiência prévia.

Orientador




Paulo Borges

Tenta seguir a via do Buda desde 1983 segundo a tradição Nyingma do budismo tibetano.
- Integra a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh e pertence desde 2015 à escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen.
- Professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação na Universidade de Lisboa
- Professor de meditação e filosofia budista desde 1999, orientou centenas de aulas, cursos, workshops e retiros em todo o país.
- Cofundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014).
- Ex-presidente (2005-2013) e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva.
- Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser.
- Vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade de Ética Ambiental.
- Tradutor de textos budistas, como Estágios da Meditação, de S. S. o Dalai Lama (2001), o Livro Tibetano dos Mortos (2006) (com Rui Lopo), A Via do Bodhisattva, de Shantideva (2007), O Caminho da Grande Perfeição, de Patrul Rinpoche (2007) e O que não faz de ti um budista, de Dzongsar Jamyang Khyentse (2009).

Autor e organizador de 45 livros, entre os quais se destacam, neste contexto:
- O Budismo e a Natureza da Mente (com Matthieu Ricard e Carlos João Correia, 2005);
- O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portugesa (organizador, com Duarte Braga) (2007);
- Descobrir Buda (2010);
- Quem é o meu Próximo? (2014) e de;
- O Coração da Vida Visão, meditação, transformação integral (guia prático de meditação) (2015)

Ver mais

Seguir Paulo Borges:
Facebook



O último livro de Paulo Borges


a novidade deste livro - em relação a outros guias de meditação meramente técnicos ou conotados com uma tradição espiritual ou religiosa específica - reside precisamente em expor exercícios meditativos tradicionais enquadrados na proposta de um caminho espiritual, meditativo e ético, de transformação e acção integral, que seja transversal e possa ser seguido por todas as pessoas, independentemente das suas orientações e convicções religiosas, filosóficas ou outras. […]



Programa

Início - 11.00
Almoço - 13-14.30
Fim - 18.15

I. Reconhecer que o problema não está nos outros e pôr-se a caminho

1. A vida e o Despertar de Siddhartha Gautama.
2. Buda histórico e natureza de Buda.
3. O Discurso de Benares e as Quatro Nobres Verdades: a insatisfação (dukkha), sua origem, sua extinção e a via que aí conduz.
4. A Via do Meio entre hedonismo e ascetismo, essencialismo e niilismo.
5. O Óctuplo Caminho: visão, pensamento, discurso, acção, modo de vida, esforço, atenção e concentração correctos.
6. O sentido experimental e não dogmático da via do Despertar.


II. Despertar Aqui-Agora | Descobrir a interdependência universal e abrir a mente-coração

1. Exercícios meditativos:
1.1 Calma mental (shamatha) e;
1.2 Introdução a vipassana (visão penetrante)

III - Prática
1 – O que é a meditação e quais os seus benefícios? A meditação laica e a meditação budista
2 – Porquê praticar?
3 – Porquê praticar?
4 – Como praticar?

3.1. Preparação
3.2. Os sete pontos da postura
3.3. Atenção plena ao corpo e às sensações físicas
3.4. Atenção plena à respiração e às sensações respiratórias
3.5. Atenção plena aos fenómenos mentais
3.6. Atenção plena aos fenómenos externos (abertura dos cinco sentidos)
3.7. Meditação sem objecto ou presença aberta
3.8. Meditação em pé e a caminhar
3.9. Meditação da alegria, do amor e da compaixão universais
4. Conclusão, instruções finais para continuar uma prática regular e dedicatória



Local + FAQs


Local
Valadares (Gaia/Porto).

Endereço:
Seminário da Boa Nova - Valadares
Apartado 10, 4406-901 Valadares, VNG

O que preciso levar?
Se for possível, por favor, traga uma almofada de meditação (zafu) e um tapete de yoga. Teremos bastante material disponível, mas talvez não o suficiente para ir de encontro a todas as necessidades, por isso, se não for inconveniente, por favor, considere fazê-lo. É sempre aconselhável verificar a previsão do tempo antes de viajar, para ajudar a orientá-lo na escolha de roupas adequadas.

E se eu necessitar de algumas adaptações especiais ou restrições alimentares?
Indicar se tem algumas restrições alimentares específicas ao preencher o formulário de inscrição. Se existir qualquer alimento adicional ou preocupações médicas que deva informar, por favor, avise-nos com antecedência para que possamos ajudar.




Inscrição + Investimento


INVESTIMENTO:

'Early Bird' (Reserva até 29 Dez): €50

Regular (após 29 Dez): €70
Inscrições limitadas (se tem real interesse reserve o mais breve possível)
(uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva)

Notas
► É necessária pré-inscrição prévia através do preenchimento do formulário que se encontra no final desta página;
► No formulário de inscrição selecionar o Evento INTRODUÇÃO À MEDITAÇÃO E À VIA DO BUDA;
► O workshop decorre com um mínimo e máximo de participantes (inscrições limitadas);
► Convém trazer roupas largas, uma almofada e um tapete e zafu (caso tenha);
► Após o preenchimento do formulário de pré-inscrição receberá um email com informações adicionais;
► A alimentação pode ser omnívora e vegetariana.
Escolher, no formulário, se pretende almoçar no próprio espaço - custo 10€
Se tiver alguma nota que requeira alteração de alimentação, por favor, avise antecipadamente no campo destinado aos comentários
;
► O programa está sujeito a pequenas alterações.

Política de cancelamento
► Um reembolso (menos um valor não reembolsável de €30) será realizado para cancelamentos solicitados por escrito 30 dias antes do evento. Nenhum reembolso será realizado após essa data.
► Na eventualidade do evento ser cancelado a Sociedade Portuguesa de Meditação - Mindfulness Institute fará apenas o reembolso equivalente ao valor de 100% da reserva e não de transporte, de hotel ou de quaisquer despesas associadas.


PRÉ-INSCRIÇÃO



Notas

Se tiver dificuldades no formulário de inscrição, p.f., abra esta página num browser diferente, como o Firefox ou o Chrome ou entre em contacto para eventos.spmbe(at)gmail.com

A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar / Mindfulness Institute (SPM-BE - MI) não tem, nem assumirá qualquer responsabilidade por prejuízos, danos, despesas ou inconvenientes que possam advir, por qualquer motivo, da sua participação neste evento.

CONFIDENCIALIDADE
A SPM-BE (MI) garante a confidencialidade dos dados pessoais facultados e o seu tratamento de acordo com a legislação vigente sobre a protecção de dados.







Paulo Borges


Sobre o Orientador



Tenta seguir a via do Buda desde 1983 segundo a tradição Nyingma do budismo tibetano.
- Integra a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh e pertence desde 2015 à escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen.
- Professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação na Universidade de Lisboa
- Professor de meditação e filosofia budista desde 1999, orientou centenas de aulas, cursos, workshops e retiros em todo o país.
- Cofundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014).
- Ex-presidente (2005-2013) e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva.
- Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser.
- Vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade de Ética Ambiental.
- Tradutor de textos budistas, como Estágios da Meditação, de S. S. o Dalai Lama (2001), o Livro Tibetano dos Mortos (2006) (com Rui Lopo), A Via do Bodhisattva, de Shantideva (2007), O Caminho da Grande Perfeição, de Patrul Rinpoche (2007) e O que não faz de ti um budista, de Dzongsar Jamyang Khyentse (2009).

Autor e organizador de 45 livros, entre os quais se destacam, neste contexto:
- O Budismo e a Natureza da Mente (com Matthieu Ricard e Carlos João Correia, 2005);
- O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portugesa (organizador, com Duarte Braga) (2007);
- Descobrir Buda (2010);
- Quem é o meu Próximo? (2014) e de;
- O Coração da Vida Visão, meditação, transformação integral (guia prático de meditação) (2015)


Seguir Paulo Borges:
Facebook










O novo livro de Paulo Borges


a novidade deste livro - em relação a outros guias de meditação meramente técnicos ou conotados com uma tradição espiritual ou religiosa específica - reside precisamente em expor exercícios meditativos tradicionais enquadrados na proposta de um caminho espiritual, meditativo e ético, de transformação e acção integral, que seja transversal e possa ser seguido por todas as pessoas, independentemente das suas orientações e convicções religiosas, filosóficas ou outras. […]
Comprar





Próximos Encontros









Workshop de Iniciação à Meditação e à via do Buda Reviewed by Mindfulness Institute on 16:09 Rating: 5
Loja online de Zafus & Zabutons+

Mindful#Store



  • 7 comentários :

    1. Aprendi muito neste workshop, foi muito produtiva a experiência. Foi mais um passo neste novo caminho. Obrigada ao Paulo Borges e aos organizadores do evento.

      ResponderEliminar
    2. Obrigado a todos que porpocioranam esta oportunidade de poder participar em algo de tão produtivo e de poder experienciar uma paz interior e exterior tão profunda que não tenho palavras para descrever, espero por outras oportunidades como estas. Já agora você estou disponível para quem quiser uma vez por semana praticar meditação em conjunto e para poder trocar informações e experiências, obrigado

      ResponderEliminar
    3. Estou muito grata ao Paulo, ao Vítor e colegas da coordenação, a todos os colegas e aos colaboradores do Seminário da Boa Nova pela experiência num espaço tão apaziguador.
      Contribuiu para o "despertar" da consciência de que a paz (comigo e com todos os seres à minha volta) tem origem em mim e que o caminho para a alcançar existe e só depende de mim. Fez-me questionar muita coisa, excepto a certeza de que devo a mim própria experimentar a via do Buda, como ética orientadora e estruturante, mas não condicionante do caminho que quero fazer para ser.
      No final do dia foi fácil (mas não recomendável :-)) sentir apego pela experiência.
      Bem haja a todos! :-)

      ResponderEliminar
    4. Gostei imenso da abordagem do Paulo. Inicialmente teórica, mas com decorrer do curso tive oportunidade de praticar meditação.
      A meditação permitiu-me apreciar o ritmo e o fluxo natural de minhas emoções e pensamentos.

      Voltarei em breve.
      Obrigado a todos.
      Ana

      ResponderEliminar
    5. Durante o workshop tive momentos profundos, senti-me tão clara e tão em sintonia com o que estava a acontecer no momento. Senti uma mistura de estranheza e de alívio.
      Tantas vezes na minha vida eu tenho desejado um pouco de quietude. Tantos eventos na minha vida, navegando através de obstáculos e ali mesmo naquele workshop em particular,
      Sob a orientação experiente e excelente do Paulo, eu estive em Silêncio. Desde esse dia, a meditação tem sido uma prática importante e tem sido uma medicina incrível para mim na minha vida.
      Descobri que sou muito mais produtiva e estou muito mais à vontade em lidar com o stress e as distracções da vida.
      Desde então aprendi a importância do 'olhar para dentro', e a importância de ser capaz de sintonizar e ouvir profundamente e apenas estar presente.

      Grata ao Paulo e ao Vitor por me terem proporcionado esta experiência.
      Isabel

      ResponderEliminar
    6. Cuidado, pois este curso pode iniciar uma pequena revolução na forma de vermos a vida:) Pelo menos foi o que se passou comigo. O professor Paulo Borges, da sua forma tímida, mas segura, consegue ser cativante na exposição teórica e criar um ambiente proprício às muitas curtas práticas que fizemos.

      Aconselho, sem quaisquer dúvidas.

      Maria

      ResponderEliminar
    7. Excelente oportunidade para iniciar o caminho de despertar da consciência...

      ResponderEliminar



Com tecnologia do Blogger.