Useletter





  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90



Mindfulness! Transformação! Insight!

07-11 Outubro 2016

Com João Palma!


MBSR - MINDFULNESS-BASED STRESS REDUCTION


MBSR - MINDFULNESS-BASED STRESS REDUCTION

POR EDITOR SPM-BE |



(edição em Inglês com Senior Teacher da Universidade de Bangor)

Antes de começar a ler as informações sobre o Programa de Redução de Stress e Desenvolvimento Emocional Baseado em Mindfulness (MBSR) fazemos o convite para que, durante um momento, faça uma pausa e considere o que o/a trouxe a este ponto. O que está na sua mente, coração e corpo que o/a levou até esta página web?
Pela sua riqueza experiencial, o programa de MBSR tem o potencial para alterar o seu estilo de vida. Ele envolve o cultivo de uma relação diferente entre si mesmo e os eventos/pessoas que o desafiam na sua vida e baseia-se nas competências que já possui. Especificamente, por exemplo, mindfulness ajuda a desenvolver as atitudes de não-julgamento, compaixão, paciência, curiosidade, estar presente e consciente, entre outras.
Este formato de retiro residencial é uma forma alternativa de experimentar o Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR; Mindfulness-Based Stress Reduction) de 8 semanas e pode ser o primeiro passo para a alteração do seu estilo de vida, bem como para a formação posterior que possibilite ministrar cursos baseados em Mindfulness (MBSR, MBCT, entre outros).



PREENCHE UM DOS PRÉ-REQUISITOS PARA O MBSR 6-DAY TEACHER TRAINING-INTENSIVE EM PORTUGAL - ver mais  >


MBSR - O que é?

O curso de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR; Mindfulness-Based Stress Reduction) é um programa psicoeducativo de aprendizagem experiencial com base no princípio fundamental de Mindfulness (atenção plena).
Durante as nossas vidas a maioria de nós está em "piloto automático" grande parte do dia e tende a reagir muito mais do que responder às decisões e situações que enfrenta. Este curso é destinado a desenvolver a capacidade inata para cultivar mindfulness em detrimento de "mindlessness". Aqueles momentos em que temos consciência de onde estamos, o que estamos a sentir e por que estamos fazer o que fazemos. É um processo de desconstrução/reconstrução. Esta é uma oportunidade para se (re)descobrir a si mesmo e para aceder às qualidades e pontos fortes que possui.


Sente-se e tome um momento para tornar-se consciente do ambiente à sua volta, das sensações no seu corpo, dos pensamentos na sua mente e dos sentimentos no seu coração. Sentindo-se curios@, animad@, céptic@, nervos@, esperanços@ ou entediad@? Está ciente das sensações físicas de tensão, dor, calor ou dormência? Será que consegue manter todas as coisas surpreendentes e variadas na sua consciência por alguns momentos sem ter que alterá-las, eliminá-las ou se perder nelas? Será que consegue experimentar este momento como o mais precioso, fugaz e maravilhoso? Você acabou de provar um pouco da sua própria capacidade de estar atento (mindful) e nós fazemos o convite ao seu cultivo em maior profundidade e sistematização através da participação na próxima edição do Programa de Redução de Stress e Desenvolvimento Emocional Baseado em Mindfulness.

Origens
O MBSR foi desenvolvido por Jon Kabat-Zinn e colaboradores no Center for Mindfulness (CFM) da Escola Médica da Universidade de Massachusetts. Este programa pode ser considerado como a primeira abordagem sistematizada de mindfulness secular a ser introduzida no ocidente.

É uma terapia de grupo?
Não ... O MBSR nunca foi concebido como uma terapia de grupo. É uma forma de medicina participativa, onde os praticantes, experiencialmente, aprendem sobre o seu stress e os seus padrões de reatividade ao stress e como podem ser capazes de responder de forma mais adaptativa aos desafios da sua vida. o MBSR pode também ser perspetivado como uma intervenção psicoeducativa, onde se oferece uma atmosfera que permite explorar a sua própria vida, sendo convidado(a) a investigar o que encontra.

Em que consiste?
O MBSR é uma intervenção em grupo para populações com uma ampla gama de transtornos relacionados com o stress, dor crónica e outros problemas e é oferecido em hospitais e clínicas, bem como em escolas, empresas, universidades e prisões e em uma série de outros contextos. Este programa retirou do contexto espiritual as antigas práticas de Mindfulness, adaptando-as de forma a torná-las mais acessíveis e relevantes às pessoas que padecem de uma qualquer doença, física ou psicológica, de um leque variado e para aquelas que procuram um maior equilíbrio cognitivo-emocional.


Benefícios

Tem sido cientificamente demonstrado que o MBSR é eficaz numa ampla variedade de problemas físicos e psicológicos. A seguir está uma lista parcial de condições médicas e psicológicas, com citações, de alguns dos benefícios deste programa:

► Ansiedade (Hoge, Bui, Marques, Metcalf, Morris, Robinaugh, et. al., 2013);
► Asma (Pbert, Madison, Druker, Olendzki, Magner, Reed, et. al., 2012);
► Cancro (Carlson, Doll, Stephen, Faris, Tamagawa, Drysdale, & Speca, 2013);
► Dor Crónica (Reiner, Tibi, & Lipsitz, 2013);
► Diabetes (Hartmann, Kopf, Kircher, Faude-Lang, Djuric, Augstein, et. al., 2012);
► Fibromialgia (Schmidt, Grossman, Schwarzer, Jena, Naumann, & Walach, 2011);
► Desordens Gastrointestinais (Zernicke, Campbell, Blustein, Fung, Johnson, Bacon, & Carlson, 2013);
► Doença Coronária (Sullivan, Wood, Terry, Brantley, Charles, McGee, Johnson, et. al., 2009);
► HIV (Duncan, Moskowitz, Neilands, Dilworth, Hecht, & Johnson, 2012);
► "Ondas de Calor" (Hot Flashes) (Carmody, Crawford, Salmoirago-Blotcher, Leung, Churchill, & Olendzki, 2011);
► Hipertensão (Hughes, Fresco, Myerscough, van Dulmen, Carlson, & Josephson, 2013);
► Depressão Major (Chiesa & Serretti, 2011);
► Desordens de Humor (Hofmann, Sawyer, Witt, & Oh, 2010);
► Perturbações do Sono (Andersen, Wurtzen, Steding-Jessen, Christensen, Andersen, Flyger, et. al., 2013);
► Perturbações de Stress (Kearney, McDermott, Malte, Martinez, & Simpson, 2012);
►  ...

Qual o impacto que a prática de Mindfulness pode ter no meu cérebro e no processamento cognitivo? 
Mindfulness é uma área activa de investigação, com muitos estudos focando as mudanças estruturais e funcionais no cérebro em função da realização de um programa MBSR. Por favor, explore o Um curto vídeo (legendado) sobre os benefícios da meditação no cérebro.


Curto vídeo sobre os benefícios da meditação mindfulness

Destinatários

Este curso dirigido para profissionais que não têm possibilidade de realizar um curso de 8 semanas ou para aqueles que preferem como experiência de aprendizagem um contexto de retiro residencial. É adequado para pessoas que estejam ou que pretendam iniciar-se em Mindfulness e para aqueles que desejam aprofundar a sua experiência. Os participantes sem experiência de meditação têm considerado que esta é uma experiência rica e intensa. O curso inclui a aprendizagem experiencial e os aspectos do currículo do programa MBSR de 8 semanas, que é a base para qualquer pessoa que deseje usar Mindfulness como parte do seu trabalho ou para aumentar os seus níveis de bem-estar.

Será também um curso de acesso para aqueles que desejam candidatar-se à formação contínua de instrutores, através do Center for Mindfulness at UC San Diego, do Centre for Mindfulness Research and Practice na Universidade de Bangor – Reino Unido (ou o Programa de Mestrado) e do Center for Mindfulness - University of Massachusetts.

O que recebe cada participante?
• 1 manual (MBSR Workbook);
• Meditações guiadas em mp3;
• Certificado de participação.

DESTINATÁRIOS
• Qualquer pessoa que queira aprofundar a prática de Mindfulness para prática pessoal ou para ensinar *;
• Qualquer pessoa que queira reduzir os seus níveis de Stress e de Ansiedade;
• Profissionais de saúde;
• Educadores;
• Outros.

CERTIFICADO
• O certificado final será entregue a quem participar em todas as sessões.

PRÉ-REQUISITOS
Para a realização do curso não é necessária experiência, nem conhecimentos prévios em Mindfulness.

* Este curso não confere competência para ensinar ou aplicar o programa a terceiros, mas é um pré-requisito obrigatório (foundation level) para quem tiver interesse no ensino das Abordagens Baseadas em Mindfulness.

Orientador

João Palma, M.Sc.



João Palma é praticante de meditação Mindfulness desde 2004. Começou a ensinar em 2008, tendo feito a sua formação no Reino Unido:
- Mindfulness for Health, Breathworks CIC.
- Mindfulness in Schools Project – dot-b.
- MBSR, teacher training in Mindfulness Based approaches, Bangor University.
- MBCT, Mindfulness Based Cognitive Therapy specialist teacher training, Bangor University.
- Instrutor assistente no MBSR Teacher Training Intensive de Maio (em Portugal) da Responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego.
+ Informações:
BudaDharma



Programa

O programa do curso consiste em 8 sessões desenvolvidas ao longo de 5 dias. Este curso altamente participativo e prático inclui:
► Várias meditações guiadas em práticas de meditação mindfulness;
► prática diária de Mindful movements (Yoga suave);
► Exercícios de investigação para aumentar a consciência na vida quotidiana;
► Instruções individualizadas;
► Diálogos em grupo;
► Tarefas para realizar, no local e em casa;
► Meditações guiadas (.mp3) para prática em casas e;
► Manual de trabalho.


Programa Provisório


Dia 1
14.00 Chegada
15.00 'Orientações sobre o programa de MBSR de 8 semanas e sobre este formato intensivo
16.00 Sessão 1 de MBSR : "Apresentando Mindfulness" ('O Piloto Automático')
17.30 Pausa para chá
18.00 Mindful Yoga/Chi-Kung e prática sentada
19.00 Jantar
20.30 Sessão noturna: Mindfulness, o que é?


Dia 2
07.30 Mindful Yoga/Chi-Kung e prática sentada
08.30 Pequeno-Almoço
09.30 Sessão 2 : 'Percepção' ('Vivendo nas nossas mentes'- Trabalhar com Barreiras')
11.00 Pausa para chá
11.30 Sessão 3 'A Atenção Plena na Rrespiração & no Corpo em Movimento "
('Unir a nossa mente dispersa')
13.00 Almoço
15.30Sessão 4 : 'Reconhecer os nossos padrões de reactividade ao stress'
(Reconhecer a Aversão)
17.00 Pausa para chá
19.00 Jantar
20.30 Sessão Noturna - Perguntas e Respostas


Dia 3
07.30 Mindful Yoga/Chi-Kung e prática sentada
08.30 Pequeno-Almoço
09.30 Sessão 5 : 'Lidar com o stresse utilizando Mindfulness para Responder e não Reagir'
('Permitir 'ser o que é')
11.00 Pausa para chá
11.30 Prática guiada
12.00 Perguntas e Respostas
13.00 Almoço
15.30 Orientações para a prática em casa


Dia 4
07.30 Mindful Yoga/Chi-Kung e prática sentada
08.30 Pequeno-Almoço
09.30 Sessão 6: 'Comunicação Geradora de Stresse e Mindfulness Interpessoal'
(Pensamentos não são factos)
11.00 Pausa para chá
11.30 Sessão 6: - Continuação
13.00 Almoço
15.30 Workshop sobre posturas de Meditação + curta meditação
17.30 Pausa para chá
19.00 Jantar
20.30 Visualização e discussão de um filme sobre Mindfulness
(Início de Silêncio durante a noite)

Dia 5
07.30 Mindful Yoga/Chi-Kung e prática sentada
08.30 Pequeno-Almoço
09.00 Sessão 7: 'Escolhas no Estilo de Vida - Como posso cuidar de mim'?
10.30 Pequeno-Almoço - mindfully
13.00 Almoço
15:00 Sessão 8 - Mantendo a abordagem Mindfulness viva!
(Manutenção e Extensão de Novas Aprendizagens)
17:00 Últimas Orientações e Despedida

Perguntas frequentes


Local
• Casa Silva, Barcelos, Portugal

Vou de comboio. Quais são as minhas opções e o que recomendamos?

Distância da estação de Barcelos ao Centro
Poderá apanhar o comboio intercidades e sair na Estação de Barcelos.

Por diversas razões, procuramos agregar os participantes interessados em partilhar boleias e custos.

A que horas devo chegar? Quando é que vamos terminar?
Vamos dar início à entrada para o MBSR depois das 13h no dia 22. Solicita-se que procure chegar, o mais tardar pelas 14.00h para que o grupo esteja completo antes da hora das 15h. Está planeado terminar o retiro pelas 12.30 no dia 22 de fevereiro, por isso planeie a sua viagem adequadamente. Por vezes surgem situações em que as pessoas têm que deixar o retiro antes do meio-dia, no último dia, mas solicitamos, se possível, que tal não aconteça.

Existe internet wireless e rede de telemóvel?
Existe cobertura de rede de telemóvel com boas condições de recepção. Contudo, dada a natureza da formação, haverá poucas oportunidades para fazer uso, então deverão informar antecipadamente aqueles que podem precisar de entrar em contacto dessas limitações. Pode esperar obter serviço de internet sem fios razoavelmente consistente no centro de retiros. No entanto, será aconselhável deixar o seu computador em casa por causa da natureza deste Retiro. Reconhecemos, no entanto, que, por vezes, o uso do computador é uma necessidade.

É possível ficar noites extra no centro ou chegar um ou dois dias mais cedo?
Sim, poderá ser possível, mas carece de reserva antecipada.

O que preciso levar?
Se for possível, por favor, traga uma almofada de meditação (zafu) e um tapete de yoga. Teremos bastante material disponível, mas talvez não o suficiente para ir de encontro a todas as necessidades, por isso, se não for inconveniente, por favor, considere fazê-lo. É sempre aconselhável verificar a previsão do tempo antes de viajar, para ajudar a orientá-lo na escolha de roupas adequadas.

O que devo esperar em relação às condições onde recorre o Retiro
Esta formação é ministrada num formato de retiro, o que significa que há bastante prática de mindfulness incluída. O local facilita muito este formato; iremos estar reunidos, comer e aprender, partilhar e dormir numa área relativamente isolada, no entanto perto da cidade e com óptimos acessos. Procuramos que esta semana seja relativamente calma e isolada. Os quartos são limpos e confortáveis, iguais aos que se encontra num bom hotel. Têm a possibilidade de escolher quarto individual (WC privativo) ou duplo. Importante reservarem o v/ lugar o mais cedo possível.


E se eu necessitar de algumas adaptações especiais ou restrições alimentares?
Expresse as restrições alimentares específicas na sua inscrição, no campo comentários. Se tiver ou preocupações médicas que devemos estar conhecedores, por favor, avise-nos com antecedência para que possamos ajudá-lo.


Inscrição + Investimento

ORIENTAÇÃO: €260 c/ reserva até próximo dia 23 de Setembro (“Early Bird”)
#Reserva após essa data - €300
ESTADIA: €180 (inclui alojamento + 3 refeições diárias + snacks e chá a meio da manhã e a meio da tarde)
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: 30 de Setembro 2016

Notas
• É necessária pré-inscrição prévia através do preenchimento do formulário dedicado para o efeito;
• Seleccionar o evento Mindfulness-Based Stress Reduction (indicar nos comentários c/ João Palma);
• O curso decorre com um mínimo e máximo de participantes (inscrições limitadas);
• Convém trazer roupas largas, uma almofada e um tapete e zafu (caso tenha);
• Após o preenchimento do formulário de pré-inscrição receberá um email com informações adicionais;
• A alimentação pode ser omnívora e vegetariana. Se tiver alguma nota que requeira alteração de alimentação, por favor, avise antecipadamente no campo destinado aos comentários;
• O programa está sujeito a pequenas alterações.


Política de cancelamento
• Um reembolso (menos um valor não reembolsável de €30) será realizado para cancelamentos solicitados por escrito 30 dias antes do evento. Nenhum reembolso será realizado após essa data.
• Na eventualidade do evento ser cancelado a Sociedade Portuguesa de Meditação - Mindfulness Institute fará apenas um reembolso equivalente ao valor de 100% da reserva e não de transporte, de hotel ou quaisquer despesas associadas.


PRÉ-INSCRIÇÃO / PRE-REGISTRATION




Notas

Se tiver dificuldades no formulário de inscrição, p.f., abra esta página num browser diferente, como o Firefox ou o Chrome.

A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar / Mindfulness Institute (SPM-BE - MI) não tem, nem assumirá qualquer responsabilidade por prejuízos, danos, despesas ou inconvenientes que possam advir, por qualquer motivo, da sua participação neste evento.

CONFIDENCIALIDADE NO TRATAMENTO DOS DADOS
A SPM-BE (MI) garante a confidencialidade dos dados de caráter pessoal facultados e o seu tratamento de acordo com a legislação vigente sobre proteção de dados de caráter pessoal.

Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, MBSR,mbsr, Mindfulness-Based Stress Reduction, Redução de Stress baseado em Mindfulness, MBSR, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga, España, UK, Ireland, Deutschland, English, MBSR Teacher Training


Próximos Encontros









MBSR - MINDFULNESS-BASED STRESS REDUCTION Reviewed by Vítor Bertocchini on 00:24 Rating: 5


Com tecnologia do Blogger.