Useletter





  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

Page in English

20-25 MAR 2017

Desenvolvimento! Convívio! Transformador!

Com A. Karunavira (Bangor Univ.)

O instrutor é dos mais experientes que pode encontrar internacionalmente e excepcionalmente hábil em criar um ambiente de aprendizagem seguro, solidário e profundamente envolvente, permitindo aos participantes procurar, explorar e inquirir.

Perspectiva

Saúde

Conexão

MBSR - Redução de Stress Baseada em Mindfulness


MBSR - Redução de Stress Baseada em Mindfulness

POR EDITOR SPM-BE |


20-25 Março

4ª edição

Antes de começar a ler as informações sobre o Programa de Redução de Stress e Desenvolvimento Emocional Baseado em Mindfulness (MBSR) fazemos o convite para que, durante um momento, faça uma pausa e considere o que o trouxe a este ponto. O que está na sua mente e coração e corpo que o levou até esta página web?


O valor do MBSR


Pela sua riqueza experiencial, o programa de MBSR tem o potencial para alterar o seu estilo de vida. Este curso envolve o cultivo de uma relação diferente consigo mesm@ e com os eventos/pessoas que @ desafiam.

Especificamente, por exemplo, mindfulness ajuda a desenvolver as atitudes de não-julgamento, compaixão, paciência, curiosidade, estar presente e consciente, entre outras.

Aprenda a viver a vida de uma forma mais equilibrada e plena.



Intensivo - 6 dias


Este formato de retiro de 6 dias é uma forma alternativa de experimentar o Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness de 8 semanas e pode ser o primeiro passo para a alteração do seu estilo de vida, bem como para a formação posterior que possibilite ministrar cursos baseados em Mindfulness (MBSR, MBCT, entre outros).


O instrutor é dos mais experientes que pode encontrar internacionalmente e excepcionalmente hábil em criar um ambiente de aprendizagem seguro, solidário e profundamente envolvente, permitindo aos participantes procurar, explorar e inquirir.









PREENCHE UM DOS PRÉ-REQUISITOS PARA O MBSR 6-DAY TEACHER TRAINING-INTENSIVE EM PORTUGAL - ver mais  >




MBSR - O que é?

O curso de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR; Mindfulness-Based Stress Reduction) é um programa psicoeducativo de aprendizagem experiencial com base no princípio fundamental de Mindfulness (atenção plena).

Durante as nossas vidas a maioria de nós está em "piloto automático" grande parte do dia e tende a reagir muito mais do que responder às decisões e situações que enfrenta. Este curso é destinado a desenvolver a capacidade inata para cultivar mindfulness em detrimento de "mindlessness". Aqueles momentos em que temos consciência de onde estamos, o que estamos a sentir e por que estamos fazer o que fazemos. É um processo de desconstrução/reconstrução. Esta é uma oportunidade para se (re)descobrir a si mesmo e para aceder às qualidades e pontos fortes que possui.



Sente-se e tome um momento para tornar-se consciente do ambiente à sua volta, das sensações no seu corpo, dos pensamentos na sua mente e dos sentimentos no seu coração. Sentindo-se curioso, animado, céptico, nervoso, esperançoso ou entediado? Está ciente das sensações físicas de tensão, dor, calor ou dormência? Será que consegue manter todas as coisas surpreendentes e variadas na sua consciência por alguns momentos sem ter que alterá-las, eliminá-las ou se perder nelas? Será que consegue experimentar este momento como o mais precioso, fugaz e maravilhoso? Você acabou de provar um pouco da sua própria capacidade de estar atento (mindful) e nós fazemos o convite ao seu cultivo em maior profundidade e sistematização através da participação na próxima edição do Programa de Redução de Stress e Desenvolvimento Emocional Baseado em Mindfulness.



Origens
O MBSR foi desenvolvido por Jon Kabat-Zinn e colaboradores no Center for Mindfulness (CFM) da Escola Médica da Universidade de Massachusetts. Este programa pode ser considerado como a primeira abordagem sistematizada de mindfulness secular a ser introduzida no ocidente.



É uma terapia de grupo?
Não ... O MBSR nunca foi concebido como uma terapia de grupo. É uma forma de medicina participativa, onde os praticantes, experiencialmente, aprendem sobre o seu stress e os seus padrões de reatividade ao stress e como podem ser capazes de responder de forma mais adaptativa aos desafios da sua vida. o MBSR pode também ser perspetivado como uma intervenção psicoeducativa, onde se oferece uma atmosfera que permite explorar a sua própria vida, sendo convidado(a) a investigar o que encontra.



Em que consiste?
O MBSR é uma intervenção em grupo para populações com uma ampla gama de transtornos relacionados com o stress, dor crónica e outros problemas e é oferecido em hospitais e clínicas, bem como em escolas, empresas, universidades e prisões e em uma série de outros contextos. Este programa retirou do contexto espiritual as antigas práticas de Mindfulness, adaptando-as de forma a torná-las mais acessíveis e relevantes às pessoas que padecem de uma qualquer doença, física ou psicológica, de um leque variado e para aquelas que procuram um maior equilíbrio cognitivo-emocional.




Benefícios

Tem sido cientificamente demonstrado que o MBSR é eficaz numa ampla variedade de problemas físicos e psicológicos. A seguir está uma lista parcial de condições médicas e psicológicas, com citações, de alguns dos benefícios deste programa:

► Ansiedade (Hoge, Bui, Marques, Metcalf, Morris, Robinaugh, et. al., 2013);
► Asma (Pbert, Madison, Druker, Olendzki, Magner, Reed, et. al., 2012);
► Cancro (Carlson, Doll, Stephen, Faris, Tamagawa, Drysdale, & Speca, 2013);
► Dor Crónica (Reiner, Tibi, & Lipsitz, 2013);
► Diabetes (Hartmann, Kopf, Kircher, Faude-Lang, Djuric, Augstein, et. al., 2012);
► Fibromialgia (Schmidt, Grossman, Schwarzer, Jena, Naumann, & Walach, 2011);
► Desordens Gastrointestinais (Zernicke, Campbell, Blustein, Fung, Johnson, Bacon, & Carlson, 2013);
► Doença Coronária (Sullivan, Wood, Terry, Brantley, Charles, McGee, Johnson, et. al., 2009);
► HIV (Duncan, Moskowitz, Neilands, Dilworth, Hecht, & Johnson, 2012);
► "Ondas de Calor" (Hot Flashes) (Carmody, Crawford, Salmoirago-Blotcher, Leung, Churchill, & Olendzki, 2011);
► Hipertensão (Hughes, Fresco, Myerscough, van Dulmen, Carlson, & Josephson, 2013);
► Depressão Major (Chiesa & Serretti, 2011);
► Desordens de Humor (Hofmann, Sawyer, Witt, & Oh, 2010);
► Perturbações do Sono (Andersen, Wurtzen, Steding-Jessen, Christensen, Andersen, Flyger, et. al., 2013);
► Perturbações de Stress (Kearney, McDermott, Malte, Martinez, & Simpson, 2012);
►  ...



Qual o impacto que a prática de Mindfulness pode ter no meu cérebro e no processamento cognitivo? 

Mindfulness é uma área activa de investigação, com muitos estudos focando as mudanças estruturais e funcionais no cérebro em função da realização de um programa MBSR. Por favor, explore o Um curto vídeo (legendado) sobre os benefícios da meditação no cérebro.




Curto vídeo sobre os benefícios da meditação mindfulness

Destinatários

Este curso dirigido para profissionais que não têm possibilidade de realizar um curso de 8 semanas ou para aqueles que preferem como experiência de aprendizagem um contexto de retiro residencial. É adequado para pessoas que estejam ou que pretendam iniciar-se em Mindfulness e para aqueles que desejam aprofundar a sua experiência. Os participantes sem experiência de meditação têm considerado que esta é uma experiência rica e intensa. O curso de 6 dias inclui a aprendizagem experiencial e os aspectos do currículo do programa MBSR de 8 semanas, que é a base para qualquer pessoa que deseje usar Mindfulness como parte do seu trabalho ou para aumentar os seus níveis de bem-estar.



Será também um curso de acesso para aqueles que desejam candidatar-se à formação contínua de instrutores, através do Center for Mindfulness at UC San Diego, do Centre for Mindfulness Research and Practice na Universidade de Bangor – Reino Unido (ou o Programa de Mestrado) e do Center for Mindfulness - University of Massachusetts.


O que recebe cada participante?

► Para além de ter acesso aos altos padrões de qualidade de Bangor, cada participante irá receber:
► 1 manual (MBSR Workbook);
► 1 manual (MBSR Workbook de 50 páginas, c/ Resumo em Português);
► 4 CDs de treino e de meditações guiadas em mp3;
► Certificado de participação.


DESTINATÁRIOS

► Qualquer pessoa que queira aprofundar a prática de Mindfulness para prática pessoal ou para ensinar *;
► Qualquer pessoa que queira reduzir os seus níveis de Stress e de Ansiedade;
► Profissionais de saúde;
► Educadores;
► Outros.


CERTIFICADO

► O certificado final será entregue a quem participar em todas as sessões.

PRÉ-REQUISITOS
Para a realização do curso não é necessária experiência, nem conhecimentos prévios em Mindfulness.

* Este curso não confere competência para ensinar ou aplicar o programa a terceiros, mas é um pré-requisito obrigatório (foundation level) para quem tiver interesse no ensino das Abordagens Baseadas em Mindfulness.

Orientador

Dh. Karunavira, M.Sc.



O instrutor é dos mais experientes que pode encontrar internacionalmente e excepcionalmente hábil em criar um ambiente de aprendizagem seguro, solidário e profundamente envolvente, permitindo aos participantes procurar, explorar e inquirir.



Karunavira é Senior Trainer at the Centre for Mindfulness Research and Practice (CMRP) - Bangor University

Director of Mindful Health LLP.

Tem um Mestrado em Abordagens Baseadas em Mindfulness pela Universidade de Bangor.

Tem leccionado esta temática desde 2005 e actualmente ensina num curso de Mestrado na Universidade de Bangor (Faculdade de Psicologia) e treina professores de mindfulness no sistema nacional de saúde Britânico (NHS trust).

Especializou-se no ensino de Abordagens Baseadas em Mindfulness, nomeadamente a Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) com cuidadores, adolescentes e idosos e Redução de Stress Baseada em Mindfulness (MBSR).

Em 2010 terminou a graduação (2 anos) em Aconselhamento Centrado na Pessoa e agora trabalha em tempo parcial no âmbito do Sistema Nacional de Saúde, com os pais de crianças que foram diagnosticadas como tendo necessidades especiais.

Karunavira estudou na Universidade de Londres, Goldsmiths College, onde obteve o Bacharelato em Ciências (4 anos) BSc (Hons).

Até 1985 desenvolveu a sua carreira no ensino primário, ano que renunciou o lugar de director na East Sussex, com o objectivo de prosseguir a ordenação na ordem Budista Triratna (1989). Desde aquela época, ensinou meditação e estudos budistas na zona de Brighton e entre 2000 e 2010 foi director espiritual do Centro Budista de Brighton.





+ Informações sobre Karunavira:

Bangor CV


Programa

O programa do curso consiste em 8 sessões desenvolvidas ao longo de 6 dias. Este curso altamente participativo e prático inclui:

► Várias meditações guiadas em práticas de meditação mindfulness;
► prática diária de Chi-Kung + alongamentos suave e conscientes;
► Exercícios de consulta para aumentar a consciência na vida quotidiana;
► Instruções individualizadas;
► Diálogos em grupo;
► Tarefas para realizar, no local e em casa;
► Meditações guiadas (.mp3) para prática em casas e;
► Manual de trabalho (resumo em Português).



Monday (afternoon)

3.00pm: Welcome + introduction to Mindfulness and MBSR + retreat orientation
4.30 Tea Break
5pm – 7pm: Session 1 of the MBSR ‘8-Week Course’ (‘Introducing Mindfulness’)
7.30 Dinner
8.30 Informal discussion and Q and A about Mindfulness and MBSR
(Not silent overnight)


Tuesday (early practice)

7:30 Gentle Moving and sitting practice
8:30 Breakfast – not silent
9:30 – 12.30 ‘Session 2’ MBSR course (‘Living in our Heads/ Working with Barriers’
10:45 Coffee Break –mindfully (30)
11.15 ‘Session 2’ of the MBSR course (continued)
12.30 Lunch (not silent)



Tuesday (afternoon)
3:00 -6pm ‘Session 3’ of the MBSR course (‘Gathering our Scattered Mind’)
4:35 Tea Break (in silence: 20)
4.55 ‘Session 3’ of the MBSR course (continued)
7.00 Dinner


Tuesday (evening)

8.00 Posture ‘sitting’ workshop + short meditation

Silence overnight

Wednesday (early practice)

7:30 Movement and sitting
8:30 Breakfast (silent)



Wednesday (morning)

9:30 -12. ‘Session 4’ MBSR (‘Patterns of Reactivity to Stress/Recognising Aversion’)
10:45 Coffee break (silent) (30)
11.15 ‘Session 4’ of the MBSR course (continued)
12:30 Lunch (silent)



Wednesday (afternoon)

3:00 ‘Session 5’ MBSR (‘Coping with Stress; Responding vs Reacting’)
4.40 Tea Break (mindful) (20)
5:00 ‘Session 5’ of the MBSR course continued (end by 6pm)
7.00 Dinner



Wednesday (evening)

8.00 Discuss ‘All Day of Practice’

Silence overnight

Thursday (early practice)

7:30 Movement and sitting
8:30 Breakfast



Thursday

9:30 to 5.30 ‘ALL DAY of PRACTICE’ (silent led practices ‘all day’ )
(Note: tea/coffee breaks through the day and rest time after lunch)
7.00 Dinner
8.00 Themes from the All Day

NB: Separate special schedule to be provided on the day


Friday (early practice)

7:30 Movement and sitting
8:30 Breakfast


Friday (morning)

9.30 ‘Session 6’ MBSR (‘Stressful Communications/Thoughts are not Facts’)
10.45 Coffee Break (30)
11.15 ‘Session 6’ of the MBSR course (continued)
12.30 Lunch



Friday (afternoon)

3:00 ‘Session 7’ MBSR (‘Lifestyle Choices – How can I Take Care of Myself’?)
4:00 Tea Break (20)
4.20 ‘Session 7’ of the MBSR course continued (continued )
7.00 Dinner


Friday (evening)

8.00 Overview of 8-wk course…development of themes and practices

Saturday (early practice)

7:30 Early practice – movement, sitting
8:30 Breakfast


Saturday (morning)

9:30 ‘Session 8’ MBSR (‘Keeping your Mindfulness Alive!’)
10:45 Coffee Break (20) (+ networking)
11:15 ‘Session 8’ MBSR and ending process
12.30 Lunch (then depart)


Perguntas frequentes



Local

• Casa Silva, Barcelos, Portugal



Vou de comboio. Quais são as minhas opções e o que recomendamos?



Distância da estação de Barcelos ao Centro

Poderá apanhar o comboio intercidades e sair na Estação de Barcelos.



Por diversas razões, procuramos agregar os participantes interessados em partilhar boleias e custos.



A que horas devo chegar? Quando é que vamos terminar?

Vamos dar início à entrada para o MBSR depois das 13h no no 1ºdia. Solicita-se que procure chegar, o mais tardar pelas ______ (ainda por definir) para que o grupo esteja completo antes da hora das __________ (ainda por definir). Está planeado terminar o retiro pelas 12.30 no dia 22 de fevereiro, por isso planeie a sua viagem adequadamente. Por vezes surgem situações em que as pessoas têm que deixar o retiro antes do meio-dia, no último dia, mas solicitamos, se possível, que tal não aconteça.



Existe internet wireless e rede de telemóvel?

Existe cobertura de rede de telemóvel com boas condições de recepção. Contudo, dada a natureza da formação, haverá poucas oportunidades para fazer uso, então deverão informar antecipadamente aqueles que podem precisar de entrar em contacto dessas limitações. Pode esperar obter serviço de internet sem fios razoavelmente consistente no centro de retiros. No entanto, será aconselhável deixar o seu computador em casa por causa da natureza deste Retiro. Reconhecemos, no entanto, que, por vezes, o uso do computador é uma necessidade.



É possível ficar noites extra no centro ou chegar um ou dois dias mais cedo?

Sim, poderá ser possível, mas carece de reserva antecipada.



O que preciso levar?

Se for possível, por favor, traga uma almofada de meditação (zafu) e um tapete de yoga. Teremos bastante material disponível, mas talvez não o suficiente para ir de encontro a todas as necessidades, por isso, se não for inconveniente, por favor, considere fazê-lo. É sempre aconselhável verificar a previsão do tempo antes de viajar, para ajudar a orientá-lo na escolha de roupas adequadas.



O que devo esperar em relação às condições onde recorre o Retiro

Esta formação é ministrada num formato de retiro, o que significa que há bastante prática de mindfulness incluída. O local facilita muito este formato; iremos estar reunidos, comer e aprender, partilhar e dormir numa área relativamente isolada, no entanto perto da cidade e com óptimos acessos. Procuramos que esta semana seja relativamente calma e isolada. Os quartos são limpos e confortáveis, iguais aos que se encontra num bom hotel. Têm a possibilidade de escolher quarto individual (WC privativo) ou duplo. Importante reservarem o v/ lugar o mais cedo possível.





E se eu necessitar de algumas adaptações especiais ou restrições alimentares?

Enquanto que será questionado a expressar as restrições alimentares específicas na sua inscrição, se houver qualquer alimento adicional ou preocupações médicas que devemos estar conhecedores, por favor, avise-nos com antecedência para que possamos ajudá-lo.




Inscrição + Investimento


ORIENTAÇÃO:
#Pagamento até 60 dias antes da data de início - 20 Jan - (“Early Bird”) - €350

#Pagamento após essa data - €400
ESTADIA: €240 (inclui alojamento + 3 refeições diárias + snacks e chá a meio da manhã e a meio da tarde + taxa de aquecimento)
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: 28 de Fev 2017

Notas

► É necessária pré-inscrição prévia através do preenchimento do formulário que se encontra no final desta página;
► Selecionar o evento Mindfulness-Based Stress Reduction;
► O curso decorre com um mínimo e máximo de participantes (inscrições limitadas);
► Convém trazer roupas largas, uma almofada e um tapete e zafu (caso tenha);
► Após o preenchimento do formulário de pré-inscrição receberá um email com informações adicionais;
► A alimentação pode ser omnívora e vegetariana. Se tiver alguma nota que requeira alteração de alimentação, por favor, avise antecipadamente no campo destinado aos comentários;
► O programa está sujeito a pequenas alterações.





Política de cancelamento

► Um reembolso (menos um valor não reembolsável de €30) será realizado para cancelamentos solicitados por escrito 30 dias antes do evento. Nenhum reembolso será realizado após essa data.
► Na eventualidade do evento ser cancelado a Sociedade Portuguesa de Meditação - Mindfulness Institute fará apenas um reembolso equivalente ao valor de 100% da reserva e não de transporte, de hotel ou quaisquer despesas associadas.




PRÉ-INSCRIÇÃO / PRE-REGISTRATION







Notas


Se tiver dificuldades no formulário de inscrição, p.f., abra esta página num browser diferente, como o Firefox ou o Chrome.

A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar / Mindfulness Institute (SPM-BE - MI) não tem, nem assumirá qualquer responsabilidade por prejuízos, danos, despesas ou inconvenientes que possam advir, por qualquer motivo, da sua participação neste evento.
CONFIDENCIALIDADE NO TRATAMENTO DOS DADOS
A SPM-BE (MI) garante a confidencialidade dos dados de caráter pessoal facultados e o seu tratamento de acordo com a legislação vigente.


Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, MBSR,mbsr, Mindfulness-Based Stress Reduction, Redução de Stress baseado em Mindfulness, MBSR, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga, España, UK, Ireland, Deutschland, English, MBSR Teacher Training



Próximos Encontros









MBSR - Redução de Stress Baseada em Mindfulness Reviewed by Mindfulness Institute on 19:20 Rating: 5
Loja online de Zafus & Zabutons+

Mindful#Store



  • 6 comentários :

    1. O curso de MBSR realizado em Barcelos em Fevereiro de 2016, organizado pela SPM-BE (personalizada na pessoa do Vitor Bertocchini) e orientado por Karunavira, foi de excelência: pelo local paradisíaco, pela organização, pela orientação e pelos membros participantes. O resultado pessoal é de grande relêvo. Aconselho vivamente a experiência.

      ResponderEliminar
    2. O curso foi inigualável. Um professor inspirador num local fantástico. Uma experiência que recomendo.

      ResponderEliminar
    3. O curso foi de um potencial imenso graças ao próprio método do MBSR mas, sem dúvida enriquecido pelo expoente máximo do professor Karunavira que elevou a experiência a algo fabuloso. Também a organização de Vítor Bertocchini está de parabéns.

      ResponderEliminar
    4. Uma experiência que só vivenciada. É difícil transpor em palavras.

      ResponderEliminar
    5. Uma experiência única.
      Momentos intensos, emoções densas, simplicidade, partilha, silêncio, atenção...
      Para mim foi uma experiência incrível de desafio e auto-descoberta.
      Vim do paraíso da ilha Terceira para me encontrar com o paraíso do mindfulness!
      Agradeço ao KV, nosso orientador, por tudo o que partilhou e nos mostrou.
      Agradeço também a todas as pessoas que partilharam comigo esta experiência, e caminharam, lado a lado, com o intuito de nos tornarmos seres melhores... mais completos e conscientes!

      ResponderEliminar
    6. Definitely, a life-changing experience. Thank you so much, KV!
      Sabia que esta semana ia ser magnífica, mas nunca, nem em sonhos, poderia imaginar que seria tão mágica. Talvez apenas as palavras dos belos poemas recitados pelo grande mestre Karunavira consigam descrever as emoções sentidas com esta maravilhosa experiência.
      Muito obrigada ao Vítor Bertocchini, pela excelente organização, enorme simpatia e constante disponibilidade.
      Obrigada também aos participantes (agora amigos!) pela partilha (e cumplicidade).

      ResponderEliminar



Com tecnologia do Blogger.