Useletter





  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

Instrutores de MBSR - Qualificação e Certificação


Instrutores de MBSR - Qualificação e Certificação

POR EDITOR SPM-BE |



CfM Univ. Califórnia San Diego
Instrutores de MBSR - Qualificação e Certificação
Formação Profissional Oficial
FORMAÇÃO PARA INSTRUTOR do PROGRAMA DE REDUÇÃO DE STRESSE BASEADO EM MINDFULNESS
É o primeiro passo que possibilita ministrar programas de MBSR.
Pré-requisitos para a participação no 'MBSR Teacher Training intensive':

► A participação num programa de MBSR com instrutor qualificado.
► Uma prática de meditação mindfulness estabelecida
► Participação em pelo menos um retiro de meditação de silêncio guiado, mínimo de 5 dias.

NÃO PREENCHE OS REQUISITOS?
Próximas formações
Disponha de algum tempo para ler o processo formativo de Instrutores de MBSR, que será realizado em 2 fases (1ª Certificação e 2ª Qualificação) e que se encontra descrito seguidamente.

Fase 1: Qualificação dos Instrutores

O objetivo da Qualificação de Instrutores é estabelecer um nível básico de formação e de proficiência suficiente para que os formandos sejam capazes de ensinar o programa MBSR ao público em geral.
Alcançar o estatuto de Instrutor Qualificado é absolutamente necessário se desejar receber a Certificação de Instrutor. Ver um resumo do processo.

Os requisitos para a Qualificação de Instrutores de MBSR são os seguintes:
 ► A conclusão do '6-day MBSR Teacher Training Intensive' ou equivalente* (como determinado pela comissão de avaliação) (veja em baixo os pré-requisitos)
► Pedido formal para se inscrever no Instituto de Formação Profissional Baseada em Mindfulness (MBPTI) como um "instrutor em formação", acompanhada por uma taxa de inscrição não-reembolsável de US $100, mais uma taxa de administração de orientação de $220 (US $10 por sessão para as necessárias 22 sessões de orientação individual, requeridas para a Qualificação).
Após a aceitação da sua aplicação no MBPTI, receberá um Certificado Provisório de Qualificação, que será substituído por um certificado de Qualificação final após a conclusão dos dois requisitos e a aprovação do seu pedido de qualificação como descrito em baixo:




1. Ensinar dois cursos MBSR de 8 semanas.
2. Conclusão de 22 horas de orientação com um Mentor de MBSR aprovado pelo UCSD CfM durante o seu ensino dos dois cursos MBSR de 8 semanas. Analise os detalhes dos orientadores na nossa página de Orientação de MBSR para mais informações. Algumas dessas horas de orientação serão usadas pelo mentor para rever gravações do seu ensino de forma independente, sem que esteja presente. 

* O '6-day MBSR Teacher Training Intensive' tem pré-requisitos (listados abaixo), que também terão de ser satisfeitos pelos requerentes que apresentem experiências de formação alternativas:
 ► A participação num programa de 8 semanas MBSR.
► Uma prática de meditação mindfulness estabelecida (prática sessão formal diária + prática informal)
► A prática de movimento consciente (Yoga, Tai-Chi, Qigong).
► Participação anual em retiros de meditação e de silêncio, de 5-7 dias, orientados por um professor (pais de crianças pequenas, prestadores de cuidados e outros com circunstâncias especiais podem apresentar um calendário adaptado para a participação em retiros desta natureza).
► Experiência no ensino em grupo e familiaridade com as dinâmicas de grupo (excluindo o ensino de disciplinas académicas).
A orientação incluirá o seguinte:
► Gravações de áudio e / ou vídeo de si enquanto orientador de práticas de meditação mindfulness; Yoga Consciente, a ensinar uma parte didática do programa MBSR e cerca de 30 minutos de questionamento mindful.
► Apresentação dos seus materiais de ensino, que incluem toda a documentação fornecida aos participantes. Ao completar estes requisitos poderá enviar uma carta formal de aplicação para a obtenção da Qualificação de Instrutores para o Comité de Certificação e Qualificação de Instrutores da UCSD. A sua carta deve incluir a seguinte documentação:
► as datas do treino de MBSR;
► nome do orientador e as datas de orientação;
► localização e número de participantes dos cursos MBSR ministrados. Por favor, também documentar a sua prática de meditação mindfulness pessoal, prática de movimento consciente e a participação em retiros de silêncio orientados por professores, referindo o nome dos professor(es) e a localização. Por favor, solicite ao seu orientador o envio de uma carta de recomendação de apoio à sua candidatura e disponibilidade para ensinar diretamente ao Comité. Por favor, inclua uma taxa de inscrição de US $750, mais uma taxa administrativa relativa à orientação de $100 se pretende a certificação através do Instituto (US $10 por sessão para as 10 sessões de orientação necessária para a certificação).
O seu pedido será examinado pelo Comité e, se aprovado, será emitido um certificado confirmando que preenche todos os módulos necessários para o pleno estatuto de Instrutor Qualificado. Se a comissão determina que não satisfaz os critérios da Formação de Instrutores, terá um feedback e um plano para atingir os seus objetivos. A reapresentação posterior do seu processo para reapreciação da satisfação dos requisitos pode ser feita mediante uma taxa adicional de reapresentação de US $150.

  ► Qual será a sua situação quando tiver alcançado o estatuto de Instrutor Qualificado?
Após ter recebido o seu Certificado Formal de Qualificação de Instrutor pode apresentar-se como um "Instrutor Qualificado de MBSR", conforme definido pelo Instituto de Formação Profissional Baseada em Mindfulness da UCSD (MBPTI) e deve indicar claramente que é um estagiário (trainee) na UCSD MBPTI (se tiver como objetivo a Certificação).


Iniciar o Processo

No sentido de obter a Qualificação e Certificação recomendamos que inicie o processo de inscrição através do registo online no Instituto de Formação Profissional Baseada em Mindfulness da UCSD (MBPTI), preenchendo primeiro um curta inscrição no site da SPM-BE Mindfulness Institute. A inscrição inclui uma taxa de inscrição não-reembolsável de US $100, além de uma taxa administrativa de Orientação de $220 (US $10 por sessão para as 22 sessões de orientação individuais iniciais). Ao registar-se deverá escolher um orientador. Visite a página de orientação e veja as biografias dos mentores aprovados pela UCSD. Uma vez que fizer a sua escolha irá preencher e assinar um acordo escrito com o orientador, onde se estabelece os detalhes do trabalho em conjunto, e então poderá prosseguir.




Fase 2: Certificação dos Instrutores

Obter a Qualificação de Instrutor de MBSR (ver fase 1) é um pré-requisito obrigatório para o estatuto de certificação formal. A certificação é um processo que garante que um Instrutor MBSR atingiu um nível de ensino que demonstra, claramente, competências e habilidades de boas práticas. Veja um resumo do processo.

Os requisitos para Certificação de Instrutores de MBSR são os seguintes:
► Ter sido concedida a Qualificação de Instrutor.
► Ter ensinado um mínimo de cinco cursos MBSR de 8 semanas adicionais.
► Conclusão do '5-day Advanced Training for MBSR and MBCT Teachers' (ou equivalente).
► 10 horas de orientação (para além do exigido para a Qualificação de instrutor) com um orientador de MBSR aprovado (ver lista).
► Uma prática estabelecida de meditação mindfulness (prática sessão formal diária + prática informal).
► Prática de Movimento Consciente (Yoga, Tai-Chi, Qigong).
► Participação anual contínua em retiros de silêncio de 5-7 dias com professor.



A orientação incluirá o seu próprio material, que se descreve seguidamente:
► Gravações de vídeo demonstrando o ensino de dois segmentos de meia hora de mindful inquiry, um da primeira metade do programa MBSR e o segundo do segunda metade do programa.
► Gravação de vídeo a ensinar uma prática de meditação de 40 minutos e uma prática de Yoga Consciente.
► Gravação de vídeo a ensinar uma parte didática do programa MBSR, por exemplo a Sessão 4: reatividade ao stresse.
► Apresentação das suas gravações de áudio de um body scan corporal de 40 minutos, uma prática de sessão de meditação de 40 minutos, uma meditação em andamento, e uma prática de yoga consciente de 30 minutos. Estas são as gravações que os seus participantes escutam em casa. Ao completar estes requisitos envie uma carta formal de pedido de Certificação de Instrutores para o Comité de Certificação e Qualificação de Instrutores da UCSD.

A sua carta deve incluir a seguinte documentação:
► as datas de todas as Formações de Instrutores de MBSR em retiro sob a chancela da UCSD (ou equivalente);
► quando obteve o Certificado de Qualificação de Instrutor, devendo indicar o nome do seu orientador, datas de orientação e as datas, localização e número de participantes de todos os cursos de MBSR ministrados, bem como materiais didáticos, manuais e CDs fornecidos aos participantes, e um vídeo seu a ensinar o que se descreve de seguida:

* dois segmentos de meia hora de mindful inquiry;
* uma prática de sessão de meditação de 40 minutos;
* yoga consciente, parte didática do programa MBSR, por exemplo a Sessão 4: reatividade ao stresse.
Por favor, solicite ao seu orientador para enviar uma carta de recomendação de apoio à sua candidatura, salientando a sua preparação/competência para a Certificação de Instrutores, diretamente para o Comité. Além disso, por favor, envie cartas de recomendação de dois profissionais da sua área e três cartas de recomendação de participantes do seu mais recente grupo de MBSR. Por favor, também documentar a sua prática de meditação mindfulness pessoal e participação em retiros de silêncio liderados por professores, nomeando o(s) professor(es) e localização. Por favor, inclua uma taxa de inscrição de US $1000. O seu pedido será examinado pelo Comité e após a aprovação será emitida uma carta confirmando que preenche todos os módulos necessários do estatuto de Certificação de Instrutores e será emitido um Certificado de Ensino.

► Estará, então, listado no diretório de instrutores MBSR certificados no site da UCSD.
Qual será a sua situação quando tiver alcançado o estatuto Certificado?
Após a receção da sua certificação formal de Instrutor pode apresentar-se como um "Instrutor Certificado de MBSR", conforme definido pelo Instituto de Formação Profissional Baseada em Mindfulness (MBPTI) da UCSD.




Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, MBSR,mbsr, Mindfulness-Based Stress Reduction, Redução de Stress baseado em Mindfulness, MBSR, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga


Próximos Encontros









Instrutores de MBSR - Qualificação e Certificação Reviewed by Vítor Bertocchini on 11:43 Rating: 5


Com tecnologia do Blogger.