Useletter





  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

30 Ago 2015 | O Coração da Vida - Workshop Intensivo de Mindfulness


30 Ago 2015 | O Coração da Vida - Workshop Intensivo de Mindfulness

POR EDITOR SPM-BE |


NOVO WORKSHOP dia 07 de MAIO 2016 V.N.GAIA - Mais informações brevemente!

INTENSIVO | Nível 1

Aprenda a Meditar
30 Agosto | V.N. Gaia

9ªEdição
c/ Paulo Borges
Consciência | Conexão | Felicidade


Nos últimos anos, impulsionada pela evidência científica, a meditação tem ganho milhões de praticantes, ajudando-os a tornarem-se melhores pessoas e possibilitando a resolução/alívio de muitos problemas das suas vidas. Experimente!





Informações Gerais


O workshop visa levar os participantes à experiência do Coração da Vida, o Aqui-Agora, mediante o cultivo de Mindfulness (atenção plena) em todas as situações da vida quotidiana, habilitando-os a continuar o treino por si mesmos.

#Será apresentado o essencial da via proposta no mais recente livro de Paulo Borges, O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral, para cultivar uma mente focada, calma, clara e aberta e uma existência mais plena, livre e solidária.

#A aprendizagem dos métodos tradicionais de meditação será completada com o envio para reflexão dos Catorze Treinos da Atenção Plena de Thich Nhat Hanh, divulgados em Portugal pelo Círculo do Entre-Ser, que ajudam a não reduzir a meditação a uma tecnologia da atenção, orientando-a para uma relação mais harmoniosa e ética com o mundo.

Perguntas frequentes sobre Mindfulness


Motivos para realizar este Workshop


Benefícios / Vantagens

Além dos imensos benefícios psicossomáticos, a prática regular da meditação é uma via para o autoconhecimento e para uma vida pessoal, familiar, escolar, profissional e social mais consciente e fecunda.


Revolução Silenciosa

Sendo de baixo custo, sem contra-indicações e pelo enorme potencial de transformar vidas tem sido considerada como “a grande revolução silenciosa do século XXI”. Assista a um curto vídeo (legendado) sobre os benefícios da meditação no cérebro.


Meditação e Religião

A meditação é uma experiência independente de qualquer crença religiosa, que goza de crescente reconhecimento científico e está a ser introduzida com enorme sucesso em escolas, empresas, hospitais e prisões, além de se tornar parte da vida quotidiana de milhões de pessoas em todo o mundo.


Clique para assistir ao vídeo da Scientific American sobre os efeitos da prática de Mindfulness no Cérebro





Orientador


O curso será orientado por Paulo Borges. Tentando praticar a via do Buda desde 1983, tem orientado desde 1999 centenas de workshops, cursos e retiros de introdução teórica e prática ao budismo e à meditação.

#Professor de Filosofia na Universidade de Lisboa.
#Cofundador, ex-presidente da União Portuguesa (2002-2014).
#Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser.
#Tradutor de textos budistas, como Estágios da Meditação, de Sua Santidade o Dalai Lama (2001), o Livro Tibetano dos Mortos (2006) (com Rui Lopo), A Via do Bodhisattva, de Shantideva (2007), O Caminho da Grande Perfeição, de Patrul Rinpoche (2007) e O que não faz de ti um budista, de Dzongsar Jamyang Khyentse (2009).
#Entre outras obras é autor de O Budismo e a Natureza da Mente (2005), de Descobrir Buda. Estudos e ensaios sobre a via do Despertar (2010), de Quem é o meu Próximo? Ensaios e textos de intervenção por uma consciência e uma ética globais e um novo paradigma cultural e civilizacional (2014) e de O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral (2015).





a novidade deste livro - em relação a outros guias de meditação meramente técnicos ou conotados com uma tradição espiritual ou religiosa específica - reside precisamente em expor exercícios meditativos tradicionais enquadrados na proposta de um caminho espiritual, meditativo e ético, de transformação e acção integral, que seja transversal e possa ser seguido por todas as pessoas, independentemente das suas orientações e convicções religiosas, filosóficas ou outras. […]

Programa


1 – O que é a meditação?

2 – Porquê meditar?

3 – Como meditar?

3.1. Preparação
3.2. Os sete pontos da postura
3.3. Atenção plena ao corpo e às sensações físicas
3.4. Atenção plena à respiração e às sensações respiratórias
3.5. Atenção plena aos fenómenos mentais
3.6. Atenção plena aos fenómenos externos
3.7. Meditação sem objecto ou presença aberta
3.8. Meditação em pé e a caminhar
3.9. Meditação do amor, da compaixão e da alegria universais

4. Conclusão, instruções finais para continuar uma prática regular e dedicatória.



INSCRIÇÃO

Investimento


A. 55€ a 65€
Escolher, dentro deste escalão, o valor com o qual deseja contribuir.

► INSCRIÇÕES LIMITADAS
► O valor do almoço será pago no próprio local (P.F., levar em numerário)

Cancelamento e Devolução:
Até 15 de Agosto reembolso de 80%. A partir dessa data não há reembolso, salvo por razões inputadas à organização.

Data | Horário
30 de Agosto 2015 | Porto
11h-13.30h - 15.00h-18.30h


Notas
► É necessária pré-inscrição prévia através do preenchimento do formulário que se encontra nesta página no menu pré-inscrição;
► O curso decorre com um mínimo e máximo de participantes (inscrições limitadas);
► Convém trazer roupas largas, uma almofada e um tapete e zafu (caso tenha);
► Após o preenchimento da ficha de pré-inscrição receberá um mail indicando a disponibilidade e informações adicionais;
► A alimentação pode ser omnívora e vegetariana. Se tiver alguma nota que requeira alteração de alimentação, por favor, avise antecipadamente. No campo destinado a comentários poderá escolher o seu tipo de alimentação;
► O programa está sujeito a pequenas alterações.
► O almoço será vegetariano.






Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, MBSR,mbsr, Mindfulness-Based Stress Reduction, Redução de Stress baseado em Mindfulness, MBSR, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga



Próximos Encontros









30 Ago 2015 | O Coração da Vida - Workshop Intensivo de Mindfulness Reviewed by Vítor Bertocchini on 19:55 Rating: 5


Com tecnologia do Blogger.