Useletter





  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

Curso de Introdução à Meditação – nível I


Curso de Introdução à Meditação – nível I

POR EDITOR SPM-BE |




17 de Fevereiro e 17 de Março, 11h – 18h:30m

O curso visa introduzir a prática das principais formas de meditação budista tradicional. A meditação tem muitos benefícios, cientificamente comprovados, como suprimir a ansiedade e o stress, restabelecer o sono, aumentar a memória, a capacidade de concentração e a inteligência, ajudar a superar desequilíbrios psicológicos e crises emocionais, restabelecer a harmonia nas relações humanas. Começa a ser introduzida com grande sucesso nas escolas, empresas, hospitais e prisões e é cada vez mais praticada por sectores crescentes da população ocidental. O objectivo último é todavia libertar a mente de conceitos e emoções perturbadoras, levando-nos a descobrir e desenvolver a nossa natureza profunda numa compreensão clara da natureza das coisas e na extensão do amor e da compaixão a todos os seres.

Haverá uma breve introdução teórica, períodos de prática e troca final de experiências, com perguntas e respostas. O objectivo é habilitar os participantes para continuarem a prática por si mesmos ou, como é recomendável no início, integrarem um grupo de prática regular.

Para meditar não é necessário ser budista nem acreditar em nada exterior à nossa própria experiência.


Programa:

17 de Fevereiro – Introdução teórica ao sentido e objectivos da meditação. A preparação e os sete pontos da postura. Prática de shamatha, a calma mental, pela atenção plena às sensações físicas e à respiração. Meditação com objecto e sem objecto. Meditação em andamento. Conhecimento dos cinco principais obstáculos à meditação. Dedicatória da sessão.



17 de Março - Revisão da sessão anterior. Aperfeiçoamento da prática de shamatha, a calma mental, pela atenção plena às sensações físicas, à respiração, aos fenómenos mentais (pensamentos, imagens e emoções) e aos fenómenos externos. Meditação com objecto e sem objecto. Meditação em andamento. Introdução  e aperfeiçoamento da prática de tonglen, "dar e receber", que visa desenvolver o amor, a compaixão, a alegria e a imparcialidade. da prática de tonglen, "dar e receber", que visa desenvolver o amor, a compaixão, a alegria e a imparcialidade. Dedicatória da sessão.


Haverá 1 pausa para chá.
Os participantes terão acesso ao registo vídeo/áudio do workshop.

Orientador:
O curso será orientado por Paulo Borges. Tentando praticar desde 1983, tem orientado desde 1999 vários seminários e cursos de introdução teórica e prática ao budismo e à meditação budista. É presidente da União Budista Portuguesa e do Círculo do Entre-Ser e professor de Filosofia na Universidade de Lisboa. É tradutor de textos budistas, como “Estágios da Meditação”, de Sua Santidade o Dalai Lama (Lisboa, Âncora Editora, 2001), o “Livro Tibetano dos Mortos” (Lisboa, Ésquilo, 2006) (com Rui Lopo), “A Via do Bodhisattva”, de Shantideva (Lisboa, Ésquilo, 2007), “O Caminho da Grande Perfeição”, de Patrul Rinpoche (Lisboa, Ésquilo, 2007). Entre outras obras é co-autor, com Matthieu Ricard e Carlos João Correia, de “O Budismo e a Natureza da Mente” (Lisboa, Mundos Paralelos, 2005) e de “Descobrir Buda. Estudos e ensaios sobre a via do Despertar” (Lisboa, Âncora Editora, 2010).




P.f. preencher a ficha de inscrição no fim desta página




Inscrições:

O curso decorre com o mínimo de 12 participantes

Local: R. Dr. Afonso Cordeiro, 323 Matosinhos

Mapa: http://g.co/maps/tj5mj

Contactos para inscrições: pranacym(at)gmail.com / Tlm: 917002079

Web: http://pranacym.blogspot.com/

União Budista: http://www.uniaobudista.pt/noticias.php?notid=523

Facebook: https://www.facebook.com/events/519616281412381/?context=create


===========================================================================
Local do Curso








Próximos Encontros









Curso de Introdução à Meditação – nível I Reviewed by Vítor Bertocchini on 18:16 Rating: 5


Com tecnologia do Blogger.