Useletter





  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

A Arte e a Ciência da Auto-Cura: Neurociência, Meditação, Yoga e Saber Milenar


A Arte e a Ciência da Auto-Cura: Neurociência, Meditação, Yoga e Saber Milenar

POR EDITOR SPM-BE |

com Sónia Sequeira*, PhD
Memorial Sloan Kettering Cancer Center, Nova York

- O evento é aberto a todos e não implica conhecimento prévio, teórico ou prático, de meditação e yoga.

Fotos do evento



Introdução

Vivemos tempos em que a neurociência assumiu uma posição privilegiada no estudo científico da Meditação e de outras práticas de integração "Mente-Corpo". Neste sentido, tenho o prazer de anunciar um workshop, em Matosinhos, orientado por uma neurocientista portuguesa, professora de Meditação e Yoga, a residir e a trabalhar em Nova Iorque. Será a união de duas vertentes: A ciência e o saber antigo.

Neste workshop vamos explorar uma serie de técnicas de auto-cura que têm sido utilizadas ao longo dos tempos por yogis e sábios para desafiar os sinais de envelhecimento e desenvolver competências de vida fundamentais que são continuamente colocadas à prova pelo stresse, tanto físico como mental.

Estas técnicas, preservadas na tradição oral e no isolamento dos seus praticantes, só recentemente foram reveladas ao mundo ocidental. É com muito prazer e gratidão que partilho neste workshop um conjunto de exercícios extremamente subtis e que trabalham no nosso ser, de "dentro para fora". Iremos utilizar diversas ferramentas como a meditação, visualizações, técnicas respiratórias, sons e movimento, apresentadas num quadro científico para a compreensão dos seus mecanismos. Serão apresentadas variações adequadas ao grupo, bem como exemplos de aplicação terapêutica.

Este workshop é de particular interesse para professores, médicos, formadores, que procuram enriquecer currículos escolares e programas terapêuticos com métodos económicos, não invasivos e que ajudam a desenvolver resiliência fisica e mental.



Programa Geral

11 -11:15- Introdução e objectivos

11:15-13:00- Aula Prática: Yoga e Meditação

13:00-14:00- Almoço

14:00-15:30-Aula Teórica: Mecanismos e Aplicações

15:30-17:30- Practicum (Oportunidade para rever e praticar cada uma das técnicas entre os participantes. Perguntas e respostas)

17:30-18:00- Meditação



Haverá 2 pausas para chá. O almoço poderá ser no restaurante vegetariano daterra, que fica a alguns minutos do espaço e onde teremos um pequeno desconto.
Os participantes terão acesso ao registo vídeo/áudio do workshop.



Material necessário: Convém trazer roupas largas, uma almofada e um tapete; caso não disponha, favor indicar.

 O evento só se realizará com um mínimo de 15 participantes.



Quem é Sónia Sequeira?

*A Sónia é neurocientista com um doutoramento pela Universidade de Coimbra e vários estágios em centros de investigação de Universidades nos Estados Unidos. Há mais de 10 anos que trabalha como investigadora e consultora do Programa de Ciência Translacional no Memorial Sloan Kettering Cancer Center em Nova Iorque. Neste Centro, tem estudado a plasticidade das células neuronais e circuitos eléctricos que sustêm o processamento das emoções e a formação das percepções. Mas foi através de uma tradição científica muito mais antiga que tem aprendido como os antigos Yogis e Sábios controlam a mente, de modo a afectar positivamente a estrutura e a organização cerebral. Desde 1997 que ensina Meditação e Yoga nos estilos Zazen, Hatha, Kundalini e Naam Yoga. Está envolvida em vários projectos de investigação sobre a meditação em populações variadas, incluindo crianças, é revisora científica em revistas da especialidade e é fundadora da série Internacional de Conferências “Advances in Meditation Research - Agenda.


Local:
R. Dr. Afonso Cordeiro, nº323 - Matosinhos



Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, España, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga


Próximos Encontros









A Arte e a Ciência da Auto-Cura: Neurociência, Meditação, Yoga e Saber Milenar Reviewed by Vítor Bertocchini on 18:22 Rating: 5


Com tecnologia do Blogger.