Useletter





  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

Curso de Mindfulness para Equilíbrio Emocional e Redução de Stresse


Curso de Mindfulness para Equilíbrio Emocional e Redução de Stresse

POR EDITOR SPM-BE |


PRÓXIMO CURSO MBSR EM BARCELOS 07-12 ABR 2015

+ Informações 



Nome do curso:
Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR)




Datas das sessões semanais (cada sessão 2h)

Outubro - 19 e 26
Novembro - 02, 09, 16, 23
Dezembro - 01, 07 e 14

Horário: 14.30h - 16.30h, excepto dia 01 de Dezembro que será das 10h às 15h (ver nota nº2)

Palestra de introdução e explicação do curso. Entrada Livre
14 de Setembro - 14:30h 

Local do curso
Rua Dr. Afonso Cordeiro, nº323 Matosinhos

Quem é o Instrutor
José Carlos Lopes é professor da Universidade de Aveiro, desde 1986, e doutorado em Física. Trabalha na Escola Superior de Saúde desde 2001 e na Secção Autónoma de Ciências da Saúde (SACS) desde 2005. Pertence ao Gabinete de Investigação Clínica da SACS, e ao Centro de Prática e Estudo de Mindfulness http://mindfulness.web.ua.pt

Completou o nível de Diploma de Pós-graduação em Mindfulness-Based Approaches, na Universidade de Bangor, País de Gales, Reino Unido, em 2012. Como instrutor habilitado, consta do International Directory of MBSR Teachers and Programs do Center for Mindfulness, Escola de Medicina, Universidade de Massachussets, EUA:
http://w3.umassmed.edu/MBSR/public/searchmember.aspx

Foi instrutor de cursos em grupo de MBSR para profissionais de saúde, que decorreram em 2012, nos Serviços de Psiquiatria do Hospital Infante D. Pedro (Aveiro) e do Hospital de S. João da Madeira, em que ao todo participaram mais de trinta profissionais (psiquiatras, psicólogas, enfermeiras e terapeutas ocupacionais). Atualmente, prepara uma tese sobre Mindfulness-Based Cancer Recovery (MBCR) in a Portuguese Population, na Universidade de Bangor.


Nota 1:
Antes de se inscrever, a pessoa interessada tem de ter uma entrevista com o instrutor, a fim de esclarecer
dúvidas sobre o curso e avaliar se é benéfico fazê-lo nesse momento da sua vida.

Nota 2:
No dia 01 de Dezembro será um dia Intensivo de Prática. Trata-se de um mini-retiro em silêncio, que dura cinco horas (normalmente, das 10 às 15h).

Nota 3:
Este não é um curso de formação de formadores, pelo que não confere competência para ensinar o programa. No entanto, a frequência de um curso como este é um pré-requisito para a admissão em cursos de pós-graduação de formação de formadores.


Que é a mindfulness?
O termo mindfulness, que pode ser traduzido como atenção plena (ou consciência plena), designa uma forma especial de prestar atenção: intencionalmente, ao momento presente, e sem fazer juízos de valor. A importância disto resulta da compreensão de que o presente, agora, é o único momento em que podemos aproveitar a vida: para aprender, para agir, para mudar, para tratar.

Que são intervenções baseadas em mindfulness?
As intervenções baseadas em mindfulness são programas em que aprendemos a cultivar a capacidade inata de prestar atenção às experiências quando elas acontecem. Tais programas visam ajudar, de forma prática e pragmática, os participantes a lidar melhor com as dificuldades da vida. Tanto os estudos científicos como os relatos dos participantes apontam para uma diversidade de benefícios a nível físico e psicológico.
Há vários programas deste tipo, que integram as antigas práticas e filosofias da mindfulness, originárias do budismo, com os actuais conhecimentos científicos da psicologia. Tais programas são ensinados de forma inteiramente secular, sem qualquer contexto religioso. A mindfulness é ensinada através de técnicas de meditação tais como prestar atenção à respiração, e ter consciência do corpo em repouso ou em movimento.
Os programas principais, desenvolvidos nas últimas décadas, são Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) e Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT).
A MBCT adoptou a MBSR, integrando-a com a terapia cognitivo-comportamental. Foi desenvolvida, no final do século XX, para ajudar pessoas com depressão, tendo sido demonstrada a sua eficácia em ensaios clínicos. Os dois programas são muito semelhantes.
Atualmente, desenham-se programas mindfulness-based optimizados para determinados problemas, que incluem conceitos e técnicas de outras disciplinas.

Quais são as características da MBSR?
A MBSR é um programa em grupo desenvolvido por Jon Kabat-Zinn e colaboradores no Center for Mindfulness (CFM) da Escola Médica da Universidade de Massachusetts. Destina-se a pessoas com problemas de stresse, qualquer que seja a causa deste. Mais de 19 mil pessoas completaram os cursos do CFM, em ambiente hospitalar. A MBSR actualmente faz parte do campo da medicina integrativa e dos cuidados de saúde genéricos. Tem sido aplicada em contextos diversos, como estabelecimentos prisionais, zonas urbanas pobres, e empresas.
O programa de MBSR retirou do contexto espiritual as antigas práticas de mindfulness, adaptando-as de forma a torná-las acessíveis e relevantes para pessoas que padecem de uma qualquer doença, física ou psicológica, de um leque variado. Além da prática de exercícios para cultivar a mindfulness, os participantes aprendem a lidar com o stresse, qualquer que seja a causa deste, e com as dificuldades da vida em geral.
O programa de MBSR tem sido alvo de muitos estudos clínicos desde o fim da década de 1970, que têm demonstrado efeitos significativos em participantes com dor crónica, fibromialgia, esclerose múltipla, perturbações de ansiedade, psoríase, cancro, bem como no autocuidado dos prestadores de cuidados de saúde.
Os cursos de MBSR, geralmente, duram oito semanas e são realizados em grupo, em sessões semanais de 2-2,5 horas. Nestas sessões, em que se usam elementos didáticos que ajudam a compreender a origem e a natureza das dificuldades, os participantes aprendem os exercícios a ser praticados diariamente durante a semana, havendo períodos em que interagem para discutir as suas experiências.
Têm ainda sido usados formatos alternativos: sessões individuais, sessões em grupo concentradas em menos semanas, práticas diárias mais ou menos curtas.


Alguns artigos sobre Mindfulness

Porquê a mindfulness funciona
MBSR e inflamação
Mecanismos neurobiologicos da Mindfulness
Mindfulness para principiantes | parte-1
Mindfulness para principiantes | parte-2
Mindfulness e prevenção de doenca cardíaca.html
Mindfulness - Reducao e Prevencao da Depressao nas Escolas
Em paz
Como mindfulness pode ajudar o nosso relacionamento




Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, España, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga


Próximos Encontros









Curso de Mindfulness para Equilíbrio Emocional e Redução de Stresse Reviewed by Vítor Bertocchini on 18:26 Rating: 5


Com tecnologia do Blogger.