Useletter





  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

13-15 Junho | Mindfulness na Perspetiva Secular - Retiro Meditativo


13-15 Junho | Mindfulness na Perspetiva Secular - Retiro Meditativo

POR EDITOR SPM-BE |


Retiro Meditativo - Mindfulness na Perspetiva Secular
| Barcelos - 13 a 15 Junho  2014 |


Próximo Encontro



A Sociedade Portuguesa de Meditação e o Centro BudaDharma organizam o próximo retiro meditativo que terá como tema principal o estudo e a prática de Mindfulness na perspetiva secular ou contemporânea. para muitos poderá ser o início de um percurso que se procura que seja integrativo, culminando com precioso retiro de Mindfulness de 5 dias, na tradição Budista, em Setembro.

Mindfulness, também conhecida como atenção plena ou consciência plena, designa uma forma especial de prestar atenção, de forma intencional, ao momento presente, e sem fazer julgamentos. É uma forma de estar presente a si, aos outros e ao meio à sua volta a cada momento. É um estado de atenção natural - focado, presente e ciente - que possibilita manter o discernimento perante o que possa estar a acontecer, mesmo quando se trata de algo difícil. Atualmente, existe uma substancial investigação científica comprovando que a prática de mindfulness reduz stress, ajuda a lidar com depressão e ansiedade e aumenta a capacidade de foco, resiliência, eficácia no trabalho e na escola e inteligência emocional. (ver alguns artigos no final da página)


Sagarapriya
Uma apresentação do retiro de Meditação Mindfulness. Na procura do desenvolvimento pessoal, da tranquilidade e da felicidade.


O ORIENTADOR
Sagarapriya tem, ao longo de quase duas décadas, praticado com mestres de várias tradições budistas, tanto no Ocidente como na Ásia. Nos últimos dez anos tem ensinado extensivamente budismo e meditação e alargado a sua formação em "Mindfulness", "Focusing" e mais recentemente em "Comunicação Não-violenta". Progressivamente todas estas influências têm sido integradas numa perspectiva enraizada na sabedoria milenar budista, que se expressa numa linguagem contemporânea e através de metodologias de auto-conhecimento pertinentes ao nosso tempo.
+ informação


O PROGRAMA
O programa aborda vários aspetos da prática de mindfulness, tanto a sua vertente meditativa como a sua aplicação no dia-a-dia. Teremos momentos de silêncio para apoiar a prática contemplativa e momentos de  diálogo e partilha. As palestras e sessões de perguntas e respostas são uma oportunidade para aprofundar e clarificar os conceitos centrais desta abordagem. Todas as práticas serão introduzidas levando em conta os diversos níveis de experiência.

Na meditação abordaremos os principais aspetos da prática de mindfulness: respiração enquanto fundação para o treino mental; o corpo e as sensações; as emoções; os pensamentos. A prática de mindfulness estende-se também a outras atividades como yoga, movimento consciente, andar e até mesmo comer e falar.

Os participantes desfrutarão de um pequeno bosque, um belo espaço arborizado, onde serão feitas várias atividades, como por exemplo as meditações em andamento e movimento.
A alimentação é ovolacto-vegetariana.

PROGRAMA DETALHADO

Sexta-feira
19:00 - Chegada
20:00 - Ceia
20:00 - Introdução
22:00 - Recolher

Sábado
07:30 - Despertar
08:00 - Qi Gong e Meditação Mindfulness
09:00 - Pequeno-almoço
10:00 - Meditação Mindfulness a andar e sentada
11:30 - Palestra - Princípios fundamentais da prática de Mindfulness
13:00 - Almoço
15:00 - Pausa para medeitar …
15:30 - Meditação (deitada, andar e sentada)
18:00 - Yoga
19:00 - Jantar
20:30 - Perguntas & Respostas
21:30 - Meditação centrada na Empatia
22:00 - Recolher

Domingo
07:30 - Despertar
08:00 - Qi Gong e Meditação
09:00 - Pequeno-almoço
10:00 - Meditação Mindfulness a andar e sentada
11:30 - Palestra - Inteligência emocional: uma nova relação com as emoções e os pensamentos
13:00 - Almoço
15:00 - Meditação - uma última para encerrar
16:00 - Ritual de encerramento e partilha
17:00 - Partida

Notas
1. O processo inicia-se com a pré-inscrição através do preenchimento da ficha de inscrição que se encontra no final desta página. Posteriormente recebem um email com mais informações.

Onde
Casa Silva | Barcelos

Para mais informações
e-mail: eventos.spmbe(@)gmail.com
Vítor Bertocchini


Condições de estadia: 
Quartos com excelentes condições (individual ou duplo), todos com WC e banho privativo e com luz natural. Camaratas disponíveis para quando os quartos esgotarem.
Inscrições limitadas.

Como chegar:
Quem vai pela A28, sentido Porto - Viana do Castelo, deve sair na saída para Barcelos, apanhar a A11 e fazer cerca de 10Km, até encontrar a saída de Barcelos. Seguir em direcção ao Estádio de Futebol e/ou Ponte de Lima; passará por 3 rotundas. Na 3ª rotunda, ao lado do Estádio, sair em direcção a Ponte de Lima, virando à direita depois de aproximadamente 100m. Após 10m virar logo à esquerda para a rua do Seminário (junto aos Móveis Clara). Seguir sempre em frente durante 2km até encontrar um grande portão (entrada do Seminário).

Jon Kabat-Zinn - "The Healing Power of Mindfulness"



Alguns artigos sobre Mindfulness

Porquê a mindfulness funciona
MBSR e inflamação
Mecanismos neurobiologicos da Mindfulness
Mindfulness para principiantes | parte-1
Mindfulness para principiantes | parte-2
Mindfulness e prevenção de doenca cardíaca.html
Mindfulness - Reducao e Prevencao da Depressao nas Escolas
Em paz
Como mindfulness pode ajudar o nosso relacionamento






Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Yoga, ioga, saúde


Próximos Encontros









13-15 Junho | Mindfulness na Perspetiva Secular - Retiro Meditativo Reviewed by Vítor Bertocchini on 18:38 Rating: 5


Com tecnologia do Blogger.