Useletter





  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

17-20 Jul 2014 | Seminário Intensivo de Mindfulness e MBSR


17-20 Jul 2014 | Seminário Intensivo de Mindfulness e MBSR

POR EDITOR SPM-BE |





O intensivo de MBSR permite preencher um dos requisitos para o Practicum Formação de Instrutores Mindfulness e MBSR

Nota - FORMAÇÃO MBSR - DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS 

A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar em parceria com a esMindfulness (instituição com 10 anos de existência dedicação à divulgação da Mindfulness e certificado pelo Center for Mindfulness - CfM - da Universidade de Massachusetts), no seguimento da enorme adesão à conferência, estão a organizar, em conjunto com o hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, um programa Intensivo de Mindfulness e MBSR, orientado pelo seu presidente Andrés Martin-Asuero (Instrutor certificado pelo CfM e um dos poucos instrutores que a nível mundial tem o percurso formativo completo - 500h).

O Programa será em regime intensivo, de 4 dias, não residencial e a data será de 17 a 20 (5ªfeira a Domingo) de Julho no Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (Porto --> Gondomar).

Nota: Inscrições limitadas (a inscrição inicia-se com o preenchimento do formulário no final desta página web, recebendo de seguida mais informações detalhadas).

Practicum de dezembro 2014 
+ informações e inscrições

Destinatários
Orientado para:
Profissionais da Saúde;
Pessoas interessadas em reduzir os seus níveis de stress ou de mal-estar (com ou sem prática de meditação); 
Para aqueles que pretendam iniciar a formação em instrutores de MBSR (+ info)

Atividades/Objetivos:
O seminário realiza-se em grupo reduzido, alternando momentos de silêncio com outros de diálogo em grupo.
Introduzimos o Programa MBSR de forma a que os participantes o realizem posteriormente em suas casas, em 8 semanas. 
Estão incluídas as práticas de Mindfulness ou Atenção Plena e as suas aplicações práticas para a vida quotidiana e profissional. 
É um formato que favorece la renovação pessoal e assim é importante praticá-lo residencialmente, embora não seja obrigatório. 
Será uma oportunidade de praticar esta técnica, para “estar presente” com o que está a acontecer, lidando conscientemente com o stress, o mal-estar, a doença, as perdas e/ou os desafios da vida.


Horário das sessões:
5ªfeira | 18:00 - 21:00 h
6ªfeira | 10:00 - 20:00 h
Sábado | 10:00 - 20:00 h
Domingo | 09:00 - 13:00 h

Programa das sessões:
1. O que é a Mindfulness ou Atenção Plena;
2. A percepção da realidade
3. O poder das emoções
4. A reacção ao stresse
5. Responder ao stresse em vez de reagir
6. Comunicando com Mindfulness (Mindfulness e Comunicação)
7. Mindfulness e Gestão do tempo
8. Mindfulness e a Felicidade
9. Integrando Mindfulness na vida quotidiana, o programa MBSR de 8 semanas para treinar Mindfulness
10. Como se tornar num instructor de MBSR.


Inclui um “guia do instrutor” -  Con rumbo propio (12ª edição) e 3 CD´s com as práticas guidadas.

 






Apresentação do Practicum, c/ Andrés Martin, Phd.






Fotos do local (Hospital-Escola da Fundação Fernando Pessoa)



















Orientação: Andrés Martín-Asuero (ver percurso de Martín-Asuero - CV)Licenciado em Ciências pela Universidade de Navarra, MBA pela Universidade de Deusto, Diplomado em Gestão Internacional pelo INSEAD e Doutor em Psicologia pela Universidade Autónoma de Barcelona.



Procurando uma nova orientação profissional, estudou redução de stress através da Mindfulness ou Atenção Plena (MBSR) na Universidade de Massachusetts (EUA), Centro Médico, obtendo o grau de Instrutor Certificado. Tem a formação completa num total de 500h,

Instrutor do programa MBSR em Espanha, em 2004, sobre o qual realizou várias investigações, pelo qual recebeu o Prémio REIDE da Fundação Kovacs.



Autor dos livros “Con Rumbo Próprio, disfruta de la vida sin estrés" (2008) e "Aprender a cambiar con Mindfulness (2011), bem como uma meia dúzia de estudos científicos publicados sobre a redução de stress na área da saúde.

Fundador do Instituto esMindfulness SL e da rede de profissionais www.esMindfulness.com de profissionais de MBSR em Espanha, que engloba a maioria dos instrutores de Mindfulness.


Também é Careholder do HUB Madrid, uma organização para a promoção do empreendedorismo e inovação social. Especializado em Programas para de Mindfulness para a Redução de Stress, Liderança, Aprendizagem Organizacional e Transformação. 
Especializado em Programas para de Mindfulness para a Redução de Stress, Liderança, Aprendizagem Organizacional e Transformação.

Colabora com Empresas, Hospitais e Universidades em investigação e ensino, orientando seminários e conferências a mais de 1000 pessoas por ano.

Em Espanha a esMindfulness realizou mais de 50 programas de Mindfulness de 24 horas, e 100 versões mais curtas, atingindo um combinado de mais de 5.000 pessoas nos últimos 9 anos.


ESPECIFICAÇÕES DE QUALIDADE 
Com o aumento da popularidade da Mindfulness (Atenção Plena), mais cursos, workshops e seminários estão disponíveis, divulgando esta prática e explicando os seus fundamentos. 

Com todo o respeito aos promotores dessas iniciativas, acreditamos que uma coisa é Mindfulness, uma prática que pode ser abordada a partir de diferentes perspectivas e filosofias, e outra distinta é o MBSR (programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness) desenvolvido pelo Dr. Jon Kabat-Zinn e pelo Center for Mindfulness da Universidade de Massachusetts. O MBSR é um programa definido, objecto de muitas investigações, que requere treino específico para ser transmitido e cujo desenvolvimento deve atender a certos requisitos para ter o efeito desejado. Não é suficiente entender o conceito para transmiti-lo, como noutras disciplinas. Por isso, existem vários artigos científicos que definem que qualidades deve o instrutor de Mindfulness e MBSR cultivar, assim como em que consiste um programa eficaz. Como o objectivo de informar os interessados e esclarecer dúvidas, sobre o que é ou não é MBSR, a maioria dos instrutores MBSR em Espanha assinaram um compromisso, a respeitar e manter certos Padrões de Qualidade de MBSR, que sejam homogéneos e consistentes, para que continue a ser um programa fiável e eficaz.

Este programa é um treino progressivo para ser realizado em grupo. A sua participação implica a assistência às sessões e dedicar aproximadamente 45 min. por dia para realizar diversos exercícios de relaxamento, observação e estiramentos, que permitam garantir o êxito do mesmo. Em nenhum caso os exercícios são obrigatórios e fica sempre ao critério do participante como realizá-los, de acordo com as suas possibilidades físicas. Este curso não é propriamente uma terapia, já que não se realizam diagnósticos nem versa sobre medicação ou tratamento médico. É uma intervenção psicoeducativa sobre o desenvolvimento pessoal. Se tiver alguma dúvida pode colocá-la antes de se inscrever.


Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, España, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga


Próximos Encontros









17-20 Jul 2014 | Seminário Intensivo de Mindfulness e MBSR Reviewed by Vítor Bertocchini on 19:11 Rating: 5


Com tecnologia do Blogger.