Useletter





  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

25 Set 2015- MBSR - Mindfulness-Based Stress Reduction c/ Sagarapriya


25 Set 2015- MBSR - Mindfulness-Based Stress Reduction c/ Sagarapriya

POR EDITOR SPM-BE |




PROGRAMA DE REDUÇÃO DE STRESSE e DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL BASEADO EM MINDFULNESS
Este formato de retiro é uma forma alternativa de experimentar o programa de Redução de Stresse Baseado em Mindfulness (MBSR; Mindfulness-Based Stress Reduction) de 8 semanas e pode ser o primeiro passo para a formação posterior que possibilite ministrar cursos baseados em Mindfulness (MBSR, MBCT, entre outros).
ver MBSR Teacher Training em Portugal

MBSR - O QUE É? O curso de Redução de Stresse Baseado em Mindfulness (MBSR; Mindfulness-Based Stress Reduction) é um programa psicoeducativo de aprendizagem experiencial com base no princípio fundamental de Mindfulness (atenção plena).

Origens
O MBSR foi desenvolvido por Jon Kabat-Zinn e colaboradores no Center for Mindfulness (CFM) da Escola Médica da Universidade de Massachusetts. Este programa pode ser considerado como a primeira abordagem sistematizada a ser introduzida no ocidente.


Em que consiste?
O MBSR é uma intervenção em grupo para populações com uma ampla gama de transtornos relacionados com o stresse, dor crónica e outros problemas e é oferecido em hospitais e clínicas, bem como em escolas, empresas, universidades e prisões e em uma série de outros contextos. Este programa retirou do contexto espiritual as antigas práticas de Mindfulness, adaptando-as de forma a torná-las mais acessíveis e relevantes às pessoas que padecem de uma qualquer doença, física ou psicológica, de um leque variado e para aquelas que procuram um maior equilíbrio cognitivo-emocional.


Introdução ao MBSR (Origens, Percurso, Evidências Científicas, Testemunhos...)




Perguntas frequentes sobre o MBSR
Perguntas frequentes sobre Mindfulness


Destinatários


Este curso é dirigido para profissionais que não têm possibilidade de realizar um curso de 8 semanas ou para aqueles que preferem como experiência de aprendizagem um contexto de retiro residencial. É adequado para pessoas que estejam ou que pretendam iniciar-se em Mindfulness e para aqueles que desejam aprofundar a sua experiência. Os participantes sem experiência de meditação têm considerado que esta é uma experiência rica e intensa. Este intensivo inclui a aprendizagem experiencial e os aspectos do currículo do programa MBSR de 8 semanas, que é a base para qualquer pessoa que deseje usar Mindfulness como parte do seu trabalho ou para aumentar os seus níveis de bem-estar.

Será também um curso de acesso para aqueles que desejam candidatar-se à formação contínua de professores, através do Center for Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego
ver MBSR Teacher Training

O que recebe cada participante?
► 1 manual (MBSR Workbook);
► Treino e Meditações Guiadas em mp3;
► Certificado de participação.

DESTINATÁRIOS
► Qualquer pessoa que queira aprofundar a prática de Mindfulness para prática pessoal ou para ensinar *;
► Qualquer pessoa que queira reduzir os seus níveis de Stresse e de Ansiedade;
► Profissionais de saúde;
► Educadores;
► Outros.
► O certificado final será entregue a quem participar em todas as sessões. Para a realização do curso não é necessária experiência, nem conhecimentos prévios em Mindfulness.

* Este curso não confere competência para ensinar ou aplicar o programa a terceiros, mas é um pré-requisito obrigatório (foundation level) para quem tiver interesse no ensino das Abordagens Baseadas em Mindfulness.





Sagarapriya (Gonçalo Pereira)

Sagarapriya tem, ao longo de mais de duas décadas, praticado com mestres de várias tradições budistas, tanto no Ocidente como na Ásia. Nos últimos dez anos tem ensinado extensivamente budismo e meditação e alargado a sua formação em Mindfulness, Focusing e mais recentemente em Comunicação Não-Violenta. Progressivamente todas estas influências têm sido integradas numa perspectiva enraizada na sabedoria milenar budista, que se expressa numa linguagem contemporânea e através de metodologias de auto-conhecimento pertinentes ao nosso tempo.

Tem realizado grande parte da sua formação em Mindfulness no Reino Unido:
► MBSR, teacher training in Mindfulness Based approaches, Bangor University.
► MBCT, Mindfulness Based Cognitive Therapy specialist teacher training, Bangor University.
► Mindfulness for Health, Breathworks teacher training programme.
► Mindfulness in Schools teacher training, .b programme.


Vimeo - Curtas Palestras c/ Sagarapriya
+ informações


Reportagem TVI no Centro Upaya - Sagarapriya + Mark Williams na Fundação Champalimaud







PROGRAMA






PRÉ-INSCRIÇÃO



Notas
► É necessária pré-inscrição prévia através do preenchimento do formulário que se encontra nesta página no menu pré-inscrição;
► O curso decorre com um mínimo e máximo de participantes (inscrições limitadas);
► Convém trazer roupas largas, uma almofada e um tapete e zafu (caso tenha);
► Após o preenchimento da ficha de pré-inscrição receberá um mail indicando a disponibilidade e informações adicionais;
► A alimentação pode ser omnívora e vegetariana. Se tiver alguma nota que requeira alteração de alimentação, por favor, avise antecipadamente. No campo destinado a comentários poderá escolher o seu tipo de alimentação;
► O programa está sujeito a pequenas alterações.










Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, MBSR,mbsr, Mindfulness-Based Stress Reduction, Redução de Stress baseado em Mindfulness, MBSR, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga, España, UK, Ireland, Deutschland, English, MBSR Teacher Training


Próximos Encontros









25 Set 2015- MBSR - Mindfulness-Based Stress Reduction c/ Sagarapriya Reviewed by Vítor Bertocchini on 01:28 Rating: 5


Com tecnologia do Blogger.