Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'.
Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.
Gonçaço Pereira tem, ao longo de mais de duas décadas, praticado com mestres de várias tradições budistas, tanto no Ocidente como na Ásia.
Nos últimos dez anos tem ensinado extensivamente budismo e meditação e alargado a sua formação em Mindfulness, Focusing e mais recentemente em Comunicação Não-Violenta. Progressivamente todas estas influências têm sido integradas numa perspectiva enraizada na sabedoria milenar budista, que se expressa numa linguagem contemporânea e através de metodologias de auto-conhecimento pertinentes ao nosso tempo.
2005-2007 De volta a Portugal
Recomeçamos actividades em Portugal: cursos, práticas e retiros de meditação e budismo. A par e paço das actividades que vou orientando, estão os retiros e workshops que oriento.
2004-2005 Birmânia, Sri Lanka e India
Resolvemos continuar na Ásia para estudar e praticar.
2003-2004 Nepal
Depois de um encontro único com Choky Nyima Rimpoche, enquanto seu interprete em retiro, aceitei o seu convite e desafio de estudar no Nepal. Este foi um ano de estudo e prática segundo a orientação de Choky Nyima Rimpoche, em Boudhanath, Nepal. Desta vez foi uma aventura em família, fomos os três viver em Boudha - uma vila maioritariamente tibetana.
1999-2003 Regresso a Portugal
Esta fase foi início do processo de "tradução" da vivência do budismo que tive, enquanto em Inglaterra, para minha língua e cultura de origem. Em 2001, iniciaram-se os primeiros cursos de meditação na União Budista Portuguesa. Foi também o início de uma parceria com esta instituição que perdura até hoje.
Retomar raízes resultou também no início de outra grande aprendizagem - ter a minha própria família - com a Ana, a minha mulher e a Rosa, a nossa filha. Com elas, muito tenho aprendido.
A vinda de S. S. XIV Dalai Lama a Portugal, em Novembro de 2001, catapultou-me para um contacto muito mais próximo com o budismo vajrayana do Tibete. Durante este período tive o privilégio de ser interprete em alguns retiros. Foi uma oportunidade de aprendizagem inestimável pela qual serei eternamente grato a Tulku Pema Wangyal Rimpoche.
1987-1999 Inglaterra
Imigrei para Inglaterra para estudar design gráfico e depois trabalhar. Assim o fiz, mas a grande aprendizagem deste período foi a própria vida em geral e o Budismo em particular. Foi um período de intensa descoberta pessoal durante o qual os ensinamentos do Buda tiveram um papel central. Durante estes anos aprofundei o conhecimento e prática do budismo segundo a orientação da FWBO (Friends of the Western Buddhist Order). Os quatro anos e meio que vivi e trabalhei em Padmaloka, um centro de retiros de estudo e meditação, foram muito formativos. Padmaloka era uma comunidade muito madura e experiente. Isso propiciou viver em contacto diário com a equipa de mestres que orientava as actividades do centro. Foi um período de prática intensa em que não só vivia e trabalhava grande parte do ano em retiro, como utilizava o tempo de férias para fazer mais retiros. Além da prática e estudo formal é de salientar a vivência em sangha (comunidade de praticantes) e o forjar de amizades com companheiros de caminho e com mestres para a vida, como Prakasha e Aloka.