Useletter





  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

Formação MBSR - Dúvidas e Esclarecimentos


Formação MBSR - Dúvidas e Esclarecimentos

POR EDITOR SPM-BE |



                                                                                                                   

Junho 2014

Acreditações, relação com Universidade de Massachusetts, covalidação e outras perguntas sobre a validade do Programa de Formação de Formadores em MBSR do Instituto esMindfulness

Por Andrés Martín-Asuero e Sylvia Comas
Instituto esMindfulness, Barcelona.



Resumo da formação de Instructores em MBSR em Espanha

Inicia-se o ensino do programa MBSR em Espanha em 2004 de forma contínua por Andrés Martín e em 2010, após consulta com o Center for Mindfulness (CfM) da Universidade de Massachusetts, começa o Programa de Formação de Instructores com o primeiro Practicum. Desde então, este curso tem sido realizado sucessivamente e ininterruptamente, tendo-se já completado 10 edições com a participação de mais de 160 profissionais. As principais fases são as seguintes:

Ano 2010-11 – Inicia o Practicum em MBSR em Espana, como curso piloto.

Ano 2012
  • Andrés Martín obtém a sua certificação pelo CfM como Instructor, sendo o primeiro espanhol a obter esse reconhecimento, junto com um Doutoramento em Psicologia pelo seu trabalho sobre Mindfulness.
  • Participamos  na 1ª edição do Annual Teacher Training Symposium, del CfM com o objectivo de alinhar e ajustar o itinerário formativo de MBSR com os demais países onde se ensina.
  • Florence Meleo e Bob Stahl, Directores do CfM realizam uma auditoria do programa Practicum de Espanha, propondo algumas melhorias.
  • Funda-se a rede de instructores de MBSR de Espanha, www.esmindfulness.com para dar reconhecimento aos instructores que têm uma formação acreditada em MBSR.
Ano 2013
  • Como resultado da auditoria amplia-se o Practicum para 50 horas e torna-se residencial.
  • Participamos na 2ª edição do Annual Teacher Training Symposium, do CfM, onde se estabelece os padrões de qualidade de MBSR internacionalmente.
Ano 2014
  • Participamos na 3ª edición do Annual Teacher Training Symposium, do CfM, onde se estabelece os elementos chave na formação de instructores de MBSR internacionalmente
  • Sylvia Comas obtém a certificação pelo CfM e associa-se ao programa de formação de Instructores como docente do Instituto esMindfulness.
  • Inicia-se o ensino em Espana do Curso de Capacitação em MBSR de 90 horas.
  • Coloca-se em marcha o Programa de Supervisão de Instructores e Certificação em Espanha.

Actualmente, o Programa de formação de instructores do Instituto esMindfulness é o único programa deste tipo em Espanhol. Conta com 2 instructores certificados pelo CfM da Universidade de Massachusetts e oferece um programa alinhado e equivalente ao desta Universidade, mas de alcance Ibérico e em Espanhol. Sendo os instructores afiliados do CfM, o programa é uma iniciativa independente, como se explica a seguir.

Este documento explica algumas dúvidas frequentes sobre:
O Programa de Formação de Formadores MBSR do Instituto esMindfulness

¿É um programa oficial da Univ. de Massachusetts?, ¿Recebe-se um título oficial ?

Não é um programa oficial da UMass e não se dá um título desta Universidade, como é lógico, já que o Instituto esMindfulness é uma institução independente. No entanto, estamos afiliados com a UMass já que os seus instructores estão certificados por esta Universidade (ver anexos).

A UMass não é a única instituição que ensina cursos de MBSR, existindo mais de vinte instituições públicas no mundo (por ex., Universidades) ou privadas (Institutos de formação) que formam em MBSR. Estas instituições estão em contacto e participam no Annual Teacher Training Symposium, do CfM.

De facto, na maioria dos países, a formação em MBSR é realizada por antigos alunos do CfM, certificados, que estão organizados em instituições independentes de formação.

¿Então qualquer um(a) pode formar Instructores de MBSR?

Não, em absoluto. Para poder levar a cabo um programa de formação de Instructores existem uns determinados padrões de qualidade que há que cumprir, definidos pela UMass e estão aceites pelas outras instituições afiliadas, como o Instituto esMindfulness. Esses requisitos de qualidade requerem, entre outras coisas, ter a formação completa, ou seja, estar Certificado como Instructor pela UMass. Mais informações sobre os requisitos em: http://umassmed.edu/cfm/trainingteachers/index.aspx


¿Quais as diferenças entre Acreditado e certificado ou é o mesmo?

Um instructor acreditado é quem realizou a formação correspondente, no caso do CfM, a acreditação obtém-se depois de realizar o TDI. No caso do Instituto esMindfulness, a acreditação obtém-se depois de se realizar o Curso de Capacitação (CC).

Com a acreditação, um instructor pode começar a ensinar programas MBSR. No Instituto esMindfulness damos uma acreditação “ En Practicas” para o período entre o Practicum e o CC, de forma que se possa realizar uma aprendizagem mais completa.

Um instructor Certificado é aquele que, para além de estar acreditado, foi supervisionado e avaliado por outros instructores mais competentes. Como resultado deste processo, o Instituto esMindfulness ou o CfM avaliam e Certificam o instructor.

Assim, é necessário estar acreditado para ensinar cursos de MBSR. A certificação é recomendável para ensinar MBSR, mas não é obrigatória, excepto na Formação de Instructores de MBSR, que aqui é obrigatória.

¿Todos os instructores que ensinam MBSR estão certificados?

Não, de facto, muito poucos o estão. Actualmente só existe uma centena de instructores certificados pelo CfM em todo o mundo, apenas quatro estão em Espanha e nenhum em Portugal. Para fazer a certificação é preciso fazer um processo longo e umas provas muito rigorosas e que se contretiza numa formação de 500 horas e ter ensinado pelo menos 8 MBSR. Estes requisitos estão disponíveis para consulta em: http://umassmed.edu/cfm/oasis/ataglance/index.aspx

Por exemplo, ver aqui o percurso de Andrés Martin:
http://w3.umassmed.edu/MBSR/public/ViewMemberDetail.aspx?id=162 
(campo essencial para leitura é o CFM Professional Education and Training in MBSR)



Até há poucos meses era possível ver a lista dos instructores "certificados" aqui:
http://umassmed.edu/Content.aspx?id=189046

No entanto, estando nessa lista instructores com a formação total (500h) e outros com uma simples formação de 50h, o CfM decidiu suspender essa lista, não perpetuando uma injustiça.
Neste momento, não se sabe o que o CfM irá fazer da lista.


Mais informações em Oasis Institute Training Path  
http://umassmed.edu/cfm/oasis/ataglance/index.aspx


¿Que vantagens existem em formar-se em MBSR com o Instituto esMindfulness, comparando com o CfM da UMass?

Os cursos de formação do CfM são ensinados em inglês (ainda que haja algumas versões em certos países com tradução para o seu idioma), implicam o esforço económico importante, para além do custo de viajar aos EUA ou a outros países para realizar 3 cursos intensivos (Practicum 9 dias, TDI 8 dias e 7 dias Mind-Body Medicine). A formação do CfM realiza-se com grupos muito grandes, 50-250 pessoas, dependendo dos cursos e por assim existe pouca interação com os instructores. Além disso, precisam de uma última fase de supervisão, tambem em inglês, antes da certificação.

No Instituto esMindfulness fazemos uma formação em pequenos grupos, 20-30 pessoas e com 2 instructores, tanto no Practicum, como no CC, o que facilita a interação entre os participantes e os instructores. O custo dos cursos é mais acessível porque evitam-se gastos de viagens, a tradução simultânea e as propinas da Universidade.


¿Pode-se fazer parte da formação em Espanha e parte na UMASS?

Existem já 10 pessoas que realizaram o Practicum em Espanha e covalidaram, posteriormente, este nível para realizar o nível seguinte, o TDI, nos EUA (a última pessoa foi em Maio 2014). No obstante, o Instituto esMindfulness não pode garantir essa possibilidade em absoluto já que os critérios de seleção finais são do CfM da UMASS. Por outro lado, várias pessoas receberam a Supervisão em Espanha, realizada por Andrés Martín, e esta foi covalidada pelo CfM da UMASS.






Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, Budismo, Zafu, Saúde, Formação


Próximos Encontros









Formação MBSR - Dúvidas e Esclarecimentos Reviewed by Vítor Bertocchini on 19:14 Rating: 5


Com tecnologia do Blogger.