Useletter





  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90

Page in English

18-24 Jun 2017

Formação Profissional!

Com Center for Mindfulness Unv California San Diego

MBSR: 6-Day Teacher Training Intensive | Univ. Califórnia


MBSR: 6-Day Teacher Training Intensive | Univ. Califórnia

POR EDITOR SPM-BE |







FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE INTERVENÇÕES BASEADAS EM MINDFULNESS EM PORTUGAL
Após o MBSR Teacher Training de 2016, coroado com uma grande adesão e dedicação entusiasta, suportado pelos ensinamentos fantásticos da Susan e do Steven, teremos uma nova edição de 18-24 Jun 2017.
Responsável pela organização da formação em Portugal: Vítor Bertocchini, Ph.D.

As inscrições estão já abertas no site do MBPTI.
De salientar que esta Formação de Instrutores de MBSR é constituída por dois eixos estuturantes: Qualificação (fase 1 - Nível 1 - MBSR - Teacher Training Intensive + Mentorship) e posteriormente pela Certificação (fase 2).

Sugerimos que faça uma pausa e leia com cuidado todas as informações sobre a Formação de Instrutores do Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR).
A Formação é da responsabilidade do Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD CFM), que se estabeleceu como um líder no campo da Formação Profissional Baseada em Mindfulness, suportando-se no modelo de Formação Profissional em formato de retiro que mistura a prática de mindfulness, a imersão nas intervenções que estão a ser ensinadas e professores de alto nível, com fortes credenciais e experiência em tais intervenções.
Na Performance na Classificação Académica das Universidades Mundiais a Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) tem sido considerada ao longo de vários anos a 14ª melhor universidade do mundo pelo Shanghai Jiao Tong University Rankings (ARWU; Academic Ranking of World Universities), um dos rankings mais utilizados internacionalmente. Este Centro de Universidades de Classe Mundial elogia a UCSD em programas académicos tais como: Ciências, Matemática, Medicina, Ciências Sociais e Engenharia.

MBSR - O que é?

Em que consiste?

O programa de Redução do Stress Baseado em Mindfulness (MBSR) é uma intervenção psico-educacional em grupo, normalmente de 8 semanas, empiricamente apoiado e que ensina a meditação mindfulness como uma intervenção para a saúde. Criado por Jon Kabat-Zinn, em 1979, o MBSR oferece aos participantes a possibilidade de desenvolverem uma relação diferente com o stress resultante de doenças físicas e psicológicas crónicas. Os resultados de muitos estudos científicos demonstraram melhorias positivas em sintomas físicos e psicológicos, bem como mudanças de atitudes e comportamentos de saúde.

Este Teacher Training em formato de retiro de 7 dias irá fornecer aos profissionais de saúde, educadores e outros a oportunidade de estudar e experimentar as bases fundamentais do MBSR, as meditações mindfulness e os exercícios específicos que são o centro do programa de MBSR. Os temas, racionais, competências como a intenção e a prática de cada aula de MBSR serão revistos, discutidos e praticados. Serão também discutidas as directrizes gerais para a triagem dos participantes e serão fornecidos handouts utilizadas nas futuras sessões. Reserva-se também tempo para a prática pessoal de mindfulness.

Perguntas frequentes sobre o MBSR
Perguntas frequentes sobre Mindfulness

Pré-requisitos


Pré-requisitos para a participação no 'MBSR Teacher Training intensive':

► A participação num programa de MBSR com instrutor qualificado.
► Uma prática de meditação mindfulness estabelecida
► Participação em pelo menos um retiro de meditação de silêncio guiado, mínimo de 5 dias.

► Ver próximo Retiro Silêncio
► Ver próximos MBSR



Os Instrutores


Esta formação profissional será liderada por clínicos experientes, instrutores de mindfulness e e MBSR e orientadores de retiros com larga experiência nas mais prestigiadas universidades e institutos internacionais:
- Susan Woods - MSW, LICSW (ver perfil | Ver perfil na página UCSD)
Susan Woods ensinou MBSR no Center for Mindfulness in Medicine, Healthcare and Society, UMass Medical School e;

- Steven Hickman, Psy.D. (ver perfil | ver perfil na página da UCSD)
.


As inscrições para esta formação estão limitadas, com o objetivo de proporcionar um ambiente que promova a aprendizagem em profundidade, numa atmosfera de intimidade e de experiência partilhada.

A Formação


O formato intensivo de 6 dias é altamente interactivo. Na primeira parte os formandos irão experimentar o programa de MBSR. Na segunda metade da formação terão a oportunidade de praticar o ensino de vários componentes do programa MBSR sob a supervisão e orientação dos intrutores. Inerente a esta Formação de Instrutores está a necessidade de uma prática mindfulness pessoal como uma plataforma a partir da qual se pode ensinar. O MBSR requer que o Instrutor ensine desde uma integração pessoal daquilo que significa a incorporação do foco no presente momento, de forma não-julgadora e com uma compreensão de como este processo apoia e reforça os estados mentais como a bondade, compaixão e equanimidade. Esta Formação irá proporcionar a oportunidade de fortalecer essas competências dos Instrutores.

A formação integra módulos de ensino didáticos e experimentais. O currículo inclui tanto a aprendizagem em grupo grande e pequeno, com oportunidades para role-play e práticas simuladas entre instrutor-aluno e paciente-terapeuta, por exemplo. Haverá diariamente prática de movimentos 'mindful', que na meditação, quer no yoga e períodos de silêncio. Os fundamentos éticos do ensino do MBSR serão também abordados e discutidos.

o 'MBSR Teacher Training Intensive' é um programa intensivo de 50 horas de formação presenciais que oferece a oportunidade de:

Objetivos Gerais

1. Articular uma compreensão dos princípios fundamentais do programa MBSR;
2. Demonstrar as competências básicas do ensino de MBSR;
3. Compreender o papel central da prática de meditação mindfulness para o bem-estar geral e auto-cuidado na regulação das emoções e dos comportamentos;
4. Articular a justificativa da prática da meditação mindfulness pessoal contínua do professor no ensino do MBSR;
5. Discutir e delinear práticas meditativas e de mindfulness, formais e informais, como um modo de estar na vida quotidiana.


Objetivos Específicos

1. Aprofundar o Programa MBSR de Redução de Stress baseado em Mindfulness; o contexto teórico, as investigações relevantes, a sua “colocação em cena”, o plano de sessões e as práticas.
2. Conhecer como se elabora e se dirige uma sessão de Mindfulness com os seus diálogos, práticas, apresentações e aplicações à vida diária.
3. Reflectir sobre a motivação pessoal e alinhá-la com os princípios que sustentam o programa de MBSR.
4. Familiarizar-se com as técnicas de crescimento pessoal próprias de uma intervenção psico-educativa para adultos, num contexto do stress e facilitando a profunda transformação das pessoas.
5. Entender como se cultivam as competências chave para se tornar num instrutor de Mindfuness e/ou de MBSR. As sessões são em grupo reduzido e combinam apresentações, exercícios, meditação e diálogo. Os participantes experimentarão o programa desde dentro, com meditações, reflexões e conduzindo práticas em pequeno grupo.

* Este intensivo é o primeiro passo para ensinar ou aplicar o programa a terceiros

Programa Provisório & Leituras


Dia 1
Finalizar Registo: 15h a 17h
Jantar: 17:30-18:30 pm

1ª sessão: 18:45-20:45

Dia 7
A sessão termina pelas 12h


Leituras obrigatórias
► Full Catastrophe Living: Using the Wisdom of your Body and Mind to Face Stress, Pain and Illness; By Jon Kabat Zinn
► Heal Thy Self: Lessons on Mindfulness in Medicine; By Saki Santorelli
► Buddha’s Brain; Rick Hanson

Leituras sugeridas
► Teaching Mindfulness; Donald McCown, Diane Reibel and Marc S. Micozzi
► Here For Now; Elana Rosenbaum
► The Mindful Path to Self-Compassion; Christopher Germer

Todos os livros estão disponíveis na Livraria da Amazon da UCSD.


O CfM da Univ. Califórnia



Centro de Mindfulness - Universidade da Califórnia em San Diego em Portugal



Na Performance na Classificação Académica das Universidades Mundiais a Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) tem sido considerada ao longo de vários anos a 14ª melhor universidade do mundo pelo Shanghai Jiao Tong University Rankings (ARWU; Academic Ranking of World Universities), um dos rankings mais utilizados internacionalmente. Este Centro de Universidades de Classe Mundial elogia a UCSD em programas académicos tais como: Ciências, Matemática, Medicina, Ciências Sociais e Engenharia.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE INTERVENÇÕES BASEADAS EM MINDFULNESS EM PORTUGAL
Após o Teacher Training de 2016, coroado com uma grande adesão e dedicação entusiasta, teremos uma nova edição em 2017, entre Maio/Junho. Mais informações brevemente.
Poderá realizar uma pré-inscrição no formulário dedicado para o efeit, clicando no tab INSCRIÇÃO + INVESTIMENTO e seleccionando o evento MBSR - Teacher Training (em baixo)
De salientar que esta Formação de Instrutores de MBSR é constituída por dois grandes eixos esttuturantes: Qualificação (fase 1 - Nível 1 - MBSR - Teacher Training Intensive + Mentorship) e posteriormente pela Certificação (fase 2).
Responsável pelo projeto em Portugal Vítor Bertocchini, PhD


O Centro de Mindfulness

Instituto Profissional de Formação Baseada em Mindfulness - UC San Diego

O Centro é uma iniciativa do Centro de Medicina Integrativa e do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego, onde está incluído o Instituto Profissional de Formação Baseada em Mindfulness (MBPTI).

A formação que o MBPTI oferece é dedicada a responder à enorme procura por instrutores competentes, qualificados e certificados em Intervenções Basedas em Mindfulness (MBI's). A fase inicial deste Instituto está em vigor há vários anos, através da formação em formato de retiros intensivos que poderá ver listados à esquerda da página sua oficial. O sucesso deste catálogo abrangente de ofertas permitiu ao centro reunir uma equipa impressionante de especialistas, incluindo criadores de programas de MBI's, Instrutores e Formadores de Mindfulness internacionalmente reconhecidos, bem como pessoas com vasta experiência em negócios, educação e outras áreas afins para criar massa crítica que partilha uma visão de criar um abrangente Instituto Profissional de Formação Baseada em Mindfulness. A visão deste Instituto é aquela que tem um âmbito global, colaborativo e cooperativo em espírito, flexível e acessível em design, e firmemente enraizada na intenção e prática de Mindfulness.

Este Instituto - MBPI - oferece uma formação de base em conceitos chave e aspetos da abordagem Mindfulness e formas de ensino que são partilhadas pela maioria das abordagens baseadas em Mindfulness. O núcleo de formação é oferecido numa variedade de formatos, tais como o ensino à distância, presencial, ou em formatos que combinam os dois anteriores. Além do núcleo de formação, o Instituto delineou caminhos específicos em direção à competência e à certificação de cada MBI's.

Resumindo

O Centro para Mindfulness da Universidade de San Diego (UCSD CFM) estabeleceu-se como um líder no campo da Formação Profissional Baseada em Mindfulness, suportando-se no modelo de Formação Profissional em formato de retiro que mistura a prática de mindfulness, a imersão nas intervenções que estão a ser ensinadas e professores de alto nível, com fortes credenciais e experiência em tais intervenções.


O Centro para Mindfulness da Universidade de San Diego é, provavelmente, o Instituto que maior número de ofertas formativas baseadas em mindfulness oferece, de forma integrada e com elevados padrões de qualidade. Podem ser referidas, entre outras, Formações Profissionais tais como:
► MBCT (Mindfulness-Based Cognitive Therapy) Teacher Certification;
► MSC (Mindful Self-Compassion) Teacher Certification;
► ME-CL (Mindful Eating-Conscious Living) Teacher Certification;
► MBCPM™: Mindfulness Based Chronic Pain Management;
► MBRP: Mindfulness-Based Relapse Prevention;
► Mindfulness for ADHD: Training for Adults, Parents and Professionals e a que trazemos a Portugal;
► MBSR Teacher Qualification and Certification

De salientar que o Centro de Mindfulness da UC San Diego é um centro que oferece programas multi-facetados de cuidados clínicos, formação profissional, educação e de investigação, com o grande objetivo de promover a prática de Mindfulness e a sua integração em todos os aspetos da sociedade. O Centro oferece uma ampla gama de programas e de iniciativas baseadas na Mindfulness. Se o seu interesse em Mindfulness é pessoal ou profissional ou se está apenas curioso sobre o que é sugerimos vivamente que explore a oferta formativa disponível e não deixe de utilizar uma série de recursos e links que suporta a crescente comunidade de Instrutores e aspirantes a Instrutores de MBI's. FAÇA PARTE DESTA COMUNIDADE!

É um enorme privilégio e uma honra que começaremos, em 2016, o percurso Formativo Profissional do UCSD CFM. Iniciaremos com a Formação de Instrutores de MBSR, primeiro pela Qualificação (fase 1) e posteriormente pela Certificação (fase 2). Outras formações profissionais, para além do MBSR, serão também alvo da nossa atenção.

Vítor Bertocchini, Ph.D.
Presidente da SPM-BE Mindfulness Institute





Processo de Certificação

FORMAÇÃO PARA INSTRUTOR do PROGRAMA DE REDUÇÃO DE STRESSE BASEADO EM MINDFULNESS
É o primeiro passo que possibilita ministrar programas de MBSR.

Pré-requisitos para a participação no 'MBSR Teacher Training intensive':

► A participação num programa de MBSR com instrutor qualificado.
► Uma prática de meditação mindfulness estabelecida
► Participação em pelo menos um retiro de meditação de silêncio guiado, mínimo de 5 dias.

NÃO PREENCHE OS REQUISITOS?
Próximas formações
Disponha de algum tempo para ler o processo formativo de Instrutores de MBSR, que será realizado em 2 fases (1ª Certificação e 2ª Qualificação) e que se encontra descrito seguidamente.

Fase 1: Qualificação dos Instrutores

O objetivo da Qualificação de Instrutores é estabelecer um nível básico de formação e de proficiência suficiente para que os formandos sejam capazes de ensinar o programa MBSR ao público em geral.
Alcançar o estatuto de Instrutor Qualificado é absolutamente necessário se desejar receber a Certificação de Instrutor. Ver um resumo do processo.

Os requisitos para a Qualificação de Instrutores de MBSR são os seguintes:
 ► A conclusão do '6-day MBSR Teacher Training Intensive' ou equivalente* (como determinado pela comissão de avaliação) (veja em baixo os pré-requisitos)
► Pedido formal para se inscrever no Instituto de Formação Profissional Baseada em Mindfulness (MBPTI) como um "instrutor em formação", acompanhada por uma taxa de inscrição não-reembolsável de US $100, mais uma taxa de administração de orientação de $220 (US $10 por sessão para as necessárias 22 sessões de orientação individual, requeridas para a Qualificação).
Após a aceitação da sua aplicação no MBPTI, receberá um Certificado Provisório de Qualificação, que será substituído por um certificado de Qualificação final após a conclusão dos dois requisitos e a aprovação do seu pedido de qualificação como descrito em baixo:




1. Ensinar dois cursos MBSR de 8 semanas.
2. Conclusão de 22 horas de orientação com um Mentor de MBSR aprovado pelo UCSD CfM durante o seu ensino dos dois cursos MBSR de 8 semanas. Analise os detalhes dos orientadores na página do MBPTI de Orientação de MBSR para mais informações. Algumas dessas horas de orientação serão usadas pelo mentor para rever gravações do seu ensino de forma independente, sem que esteja presente. 

* O '6-day MBSR Teacher Training Intensive' tem pré-requisitos (listados abaixo), que também terão de ser satisfeitos pelos requerentes que apresentem experiências de formação alternativas:
 ► A participação num programa de 8 semanas MBSR.
► Uma prática de meditação mindfulness estabelecida (prática sessão formal diária + prática informal)
► A prática de movimento consciente (Yoga, Tai-Chi, Qigong).
► Participação anual em retiros de meditação e de silêncio, de 5-7 dias, orientados por um professor (pais de crianças pequenas, prestadores de cuidados e outros com circunstâncias especiais podem apresentar um calendário adaptado para a participação em retiros desta natureza).
► Experiência no ensino em grupo e familiaridade com as dinâmicas de grupo (excluindo o ensino de disciplinas académicas).
A orientação incluirá o seguinte:
► Gravações de áudio e / ou vídeo de si enquanto orientador de práticas de meditação mindfulness; Yoga Consciente, a ensinar uma parte didática do programa MBSR e cerca de 30 minutos de questionamento mindful.
► Apresentação dos seus materiais de ensino, que incluem toda a documentação fornecida aos participantes. Ao completar estes requisitos poderá enviar uma carta formal de aplicação para a obtenção da Qualificação de Instrutores para o Comité de Certificação e Qualificação de Instrutores da UCSD. A sua carta deve incluir a seguinte documentação:
► as datas do treino de MBSR;
► nome do orientador e as datas de orientação;
► localização e número de participantes dos cursos MBSR ministrados. Por favor, também documentar a sua prática de meditação mindfulness pessoal, prática de movimento consciente e a participação em retiros de silêncio orientados por professores, referindo o nome dos professor(es) e a localização. Por favor, solicite ao seu orientador o envio de uma carta de recomendação de apoio à sua candidatura e disponibilidade para ensinar diretamente ao Comité. Por favor, inclua uma taxa de inscrição de US $750, mais uma taxa administrativa relativa à orientação de $100 se pretende a certificação através do Instituto (US $10 por sessão para as 10 sessões de orientação necessária para a certificação).
O seu pedido será examinado pelo Comité e, se aprovado, será emitido um certificado confirmando que preenche todos os módulos necessários para o pleno estatuto de Instrutor Qualificado. Se a comissão determina que não satisfaz os critérios da Formação de Instrutores, terá um feedback e um plano para atingir os seus objetivos. A reapresentação posterior do seu processo para reapreciação da satisfação dos requisitos pode ser feita mediante uma taxa adicional de reapresentação de US $150.

  ► Qual será a sua situação quando tiver alcançado o estatuto de Instrutor Qualificado?
Após ter recebido o seu Certificado Formal de Qualificação de Instrutor pode apresentar-se como um "Instrutor Qualificado de MBSR", conforme definido pelo Instituto de Formação Profissional Baseada em Mindfulness da UCSD (MBPTI) e deve indicar claramente que é um estagiário (trainee) na UCSD MBPTI (se tiver como objetivo a Certificação).


Iniciar o Processo

No sentido de obter a Qualificação e Certificação recomendamos que inicie o processo de inscrição através do registo online no Instituto de Formação Profissional Baseada em Mindfulness da UCSD (MBPTI), preenchendo primeiro um curta inscrição no site da SPM-BE Mindfulness Institute. A inscrição inclui uma taxa de inscrição não-reembolsável de US $100, além de uma taxa administrativa de Orientação de $220 (US $10 por sessão para as 22 sessões de orientação individuais iniciais). Ao registar-se deverá escolher um orientador. Visite a página de orientação e veja as biografias dos mentores aprovados pela UCSD. Uma vez que fizer a sua escolha irá preencher e assinar um acordo escrito com o orientador, onde se estabelece os detalhes do trabalho em conjunto, e então poderá prosseguir.




Fase 2: Certificação dos Instrutores

Obter a Qualificação de Instrutor de MBSR (ver fase 1) é um pré-requisito obrigatório para o estatuto de certificação formal. A certificação é um processo que garante que um Instrutor MBSR atingiu um nível de ensino que demonstra, claramente, competências e habilidades de boas práticas. Veja um resumo do processo.

Os requisitos para Certificação de Instrutores de MBSR são os seguintes:
► Ter sido concedida a Qualificação de Instrutor.
► Ter ensinado um mínimo de cinco cursos MBSR de 8 semanas adicionais.
► Conclusão do '5-day Advanced Training for MBSR and MBCT Teachers' (ou equivalente).
► 10 horas de orientação (para além do exigido para a Qualificação de instrutor) com um orientador de MBSR aprovado (ver lista).
► Uma prática estabelecida de meditação mindfulness (prática sessão formal diária + prática informal).
► Prática de Movimento Consciente (Yoga, Tai-Chi, Qigong).
► Participação anual contínua em retiros de silêncio de 5-7 dias com professor.



A orientação incluirá o seu próprio material, que se descreve seguidamente:
► Gravações de vídeo demonstrando o ensino de dois segmentos de meia hora de mindful inquiry, um da primeira metade do programa MBSR e o segundo do segunda metade do programa.
► Gravação de vídeo a ensinar uma prática de meditação de 40 minutos e uma prática de Yoga Consciente.
► Gravação de vídeo a ensinar uma parte didática do programa MBSR, por exemplo a Sessão 4: reatividade ao stresse.
► Apresentação das suas gravações de áudio de um body scan corporal de 40 minutos, uma prática de sessão de meditação de 40 minutos, uma meditação em andamento, e uma prática de yoga consciente de 30 minutos. Estas são as gravações que os seus participantes escutam em casa. Ao completar estes requisitos envie uma carta formal de pedido de Certificação de Instrutores para o Comité de Certificação e Qualificação de Instrutores da UCSD.

A sua carta deve incluir a seguinte documentação:
► as datas de todas as Formações de Instrutores de MBSR em retiro sob a chancela da UCSD (ou equivalente);
► quando obteve o Certificado de Qualificação de Instrutor, devendo indicar o nome do seu orientador, datas de orientação e as datas, localização e número de participantes de todos os cursos de MBSR ministrados, bem como materiais didáticos, manuais e CDs fornecidos aos participantes, e um vídeo seu a ensinar o que se descreve de seguida:

* dois segmentos de meia hora de mindful inquiry;
* uma prática de sessão de meditação de 40 minutos;
* yoga consciente, parte didática do programa MBSR, por exemplo a Sessão 4: reatividade ao stresse.
Por favor, solicite ao seu orientador para enviar uma carta de recomendação de apoio à sua candidatura, salientando a sua preparação/competência para a Certificação de Instrutores, diretamente para o Comité. Além disso, por favor, envie cartas de recomendação de dois profissionais da sua área e três cartas de recomendação de participantes do seu mais recente grupo de MBSR. Por favor, também documentar a sua prática de meditação mindfulness pessoal e participação em retiros de silêncio liderados por professores, nomeando o(s) professor(es) e localização. Por favor, inclua uma taxa de inscrição de US $1000. O seu pedido será examinado pelo Comité e após a aprovação será emitida uma carta confirmando que preenche todos os módulos necessários do estatuto de Certificação de Instrutores e será emitido um Certificado de Ensino.

► Estará, então, listado no diretório de instrutores MBSR certificados no site da UCSD.
Qual será a sua situação quando tiver alcançado o estatuto Certificado?
Após a receção da sua certificação formal de Instrutor pode apresentar-se como um "Instrutor Certificado de MBSR", conforme definido pelo Instituto de Formação Profissional Baseada em Mindfulness (MBPTI) da UCSD.




Perguntas frequentes


Vou de avião para o Teacher Training. Quais são as minhas opções e o que recomendamos?
Poderá sair no aeroporto de Lisboa ou no do Porto, apanhando posteriormente o comboio para Barcelos (a estação fica a 8km do centro). Por diversas razões, procuramos agregar os participantes interessados em partilhar boleias e custos.

A que horas devo chegar? Quando é que vamos terminar?
Vamos dar início à entrada para o retiro depois das 15h no primeiro dia da Formação. No entanto, é possível chegar antes dessa hora e ter acesso ao seu quarto, mas carece de confirmação prévia. Solicitamos que procure chegar, o mais tardar às 17h para que o grupo esteja completo antes da hora do jantar. Está planeado terminar o retiro pelas 12h no último dia, por isso planeie a sua viagem adequadamente. Por vezes surgem situações em que as pessoas têm que deixar o retiro antes do meio-dia, no último dia, mas solicitamos, se possível, que tal não aconteça.

Existe internet wireless e rede de telemóvel?
Existe cobertura de rede de telemóvel sem qualquer problema. Contudo, dada a natureza da formação, haverá poucas oportunidades para usá-los, então deverão informar aqueles que podem precisar de entrar em contacto dessas limitações antecipadamente. Pode esperar obter serviço de internet sem fios razoavelmente consistente no centro de retiros. No entanto, será aconselhável deixar o seu computador em casa por causa da natureza deste Teacher Training. Reconhecemos, no entanto, que, por vezes, o uso do computador é uma necessidade.

É possível ficar noites extra no centro ou chegar um ou dois dias mais cedo?
Sim, poderá ser possível, mas carece de reserva antecipada.

O que eu preciso levar?
Se for possível, por favor, traga uma almofada de meditação (zafu) e um tapete de yoga. Teremos bastante material disponível, mas talvez não o suficiente para ir de encontro a todas as necessidades. Por isso, se não for inconveniente, por favor, considere fazê-lo. É sempre aconselhável verificar a previsão do tempo antes de viajar, para ajudar a orientá-lo na escolha de roupas adequadas.


O que devo esperar em relação ao formato deste Teacher Training?
Esta formação é ministrada num formato de retiro, o que significa que há bastante prática de mindfulness incluída. O local facilita muito este formato; iremos estar reunidos, comer e aprender, partilhar e dormir numa área relativamente isolada, no entanto perto da cidade e com óptimos acessos. Procuramos que esta semana seja relativamente calma e isolada. Os quartos são limpos e confortáveis, iguais aos que se encontra num bom hotel. Têm a possibilidade de escolher quarto individual (WC privativo) ou duplo. Importante reservarem o v/ lugar o mais cedo possível.



E se eu necessitar de algumas adaptações especiais ou restrições alimentares?
Enquanto que será questionado a expressar as restrições alimentares específicas no seu pedido de registo, se existir quaquer alimento adicional ou preocupações médicas que deva mencionar, por favor, avise-nos com antecedência para que possamos ajudá-lo.


Inscrição + Investimento

To start your official registration click on:

MBSR
Teacher Training Intensive

You'll be redirected to the Mindfulness-Based Professional Training Institute UCSD registration page



$100 “Early-Bird Discount” if you register and pay in full on or before April 18, 2017

Early-Bird Rate On or Before April 18, 2017


On or After April 19, 2017


Registration

$945

$1045

Portuguese Citizens

$845

$945

Room and Board and Local Fees Single or Double Occupancy Payable in cash upon arrival.

€340

€340
  1. Fees shown above are in US dollars except for Room & Board Fee.
  2. Room & Board fee is payable in Euro (cash) upon arrival.
  3. Registration fee does not include standard room and board charge.
  4. Upon submission of your registration your application will be reviewed for prerequisites and you will be contacted when it has been formally accepted.
  5. Continuing education credits for participation in this program are available for an additional fee.
Para contacto em Português poderá realizar uma pré-inscrição, seleccionado o evento MBSR - Teacher training Intensive


Inscrição completa obrigatória no MBPTI - ver aqui
Escolher TAB
#REGISTRATION & FEES
No quadro June 18-24, 2017 • Centro Espírito Santo e Missão, Barcelos, Portugal
► clicar em REGISTER ONLINE e;
► clicar em MAKE A PAYMENT OR CHANGE YOUR REGISTRATION


Porto, Maia, Matosinhos, Portugal, Lisboa, Espanha, prática, praticar, Meditação, Mindfulness, MBSR,mbsr, Mindfulness-Based Stress Reduction, Redução de Stress baseado em Mindfulness, MBSR, Budismo, Zafu, Saúde, Formação, Buddhism, donate, doar, saúde, bem-estar, ansiedade, depressão, yoga, España, UK, Ireland, Deutschland, English, MBSR Teacher Training, EUROPE


Próximos Encontros









MBSR: 6-Day Teacher Training Intensive | Univ. Califórnia Reviewed by Vítor Bertocchini on 07:56 Rating: 5


Com tecnologia do Blogger.