Useletter





  • Para ativar a sua subscrição terá de clicar no link que será enviado pela Google para o seu email.
  • A Useletter é o nosso popular email que versa sobre áreas como a Meditação, Mindfulness, Budismo, Yoga e outras atividades de 'Integração Mente-Corpo'. Contém os próximos encontros, dicas, sugestões, Meditações Guiadas e Ferramentas Práticas e uma relação forte com a (Neuro)ciência.

   
Voltar ao início

Top Ad unit 728 × 90






Budismo em 2m!

Introdução à Meditação e à Via do Buda

Transformador!


07 Janeiro 2017 | V.N.GAIA

Orientador: Paulo Borges

Inscrições abertas


Sobre este Curso

Neste workshop propõe-se a descoberta da paz interior, da calma e da clareza mentais, mediante práticas meditativas e contemplativas. Integradas no dia-a-dia, estas práticas rompem com os processos de ansiedade, stress, fadiga e depressão e orientam a mente para valores e estados mais positivos, daí advindo um Ser e um Estar mais saudáveis, confiantes e plenos. Treinaremos o cultivo da calma, serenidade e paz mental (Shamatha) e a capacidade de nos tornarmos plenamente atentos e despertos à experiência de cada instante, num processo isento de julgamentos, aberto, lúcido e empático (Mindfulness). Treinando assim a mente, abrimos ainda a possibilidade de um encontro connosco próprios, ou seja, com a paz interior, com o equilíbrio e com a harmonia que desde sempre residem no íntimo de cada um de nós, daí derivando, naturalmente, uma abertura amorosa e compassiva a todos os seres. Inspirados nas práticas do budismo Zen de Thich Nhat Hanh e do budismo Tibetano, seguiremos a abordagem que está descrita no livro “O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral” (Lisboa, Mahatma, 2015) e cuja metodologia não requer que se seja budista, tratando-se assim de um prática aberta a todos.

Daremos continuidade em workshops posteriores.








Partilhar com Amig@s








Workshop de Iniciação à Meditação e à via do Buda


Workshop de Iniciação à Meditação e à via do Buda

POR EDITOR SPM-BE |


07 Janeiro 2017 -

Em que consiste?

Fascinou-me no budismo a ética global, que visa o bem de todos os seres, humanos e não humanos, mas também a espiritualidade baseada na experiência e não em dogmas. Para mim é muito importante que o budismo se assuma como uma via para nos libertar de todos os condicionamentos e de todos os "ismos", incluindo o próprio budismo, pois o essencial não é ser budista, mas descobrir que se é Buda, que a nossa natureza profunda, comum a todos os seres, é um imenso potencial de sabedoria, amor, compaixão e criatividade.

~ Paulo Borges


Introdução


Este 1º workshop consiste numa iniciação teórico-prática às bases da via do Buda ou do pleno Despertar da consciência. O objectivo é aliar o estudo do primeiro discurso do Buda e a compreensão intelectual à experiência prática e à vivência interior mediante exercícios meditativos que se propõe que sejam continuados e desenvolvidos em casa.
Daremos continuidade em workshops posteriores.




Meditar é estar plenamente consciente de tudo o que pensamos, dizemos, fazemos e se passa à nossa volta. E ao mesmo tempo estar consciente da própria consciência, do próprio estar consciente. Dessa energia simples, pacífica e pura que é o nosso fundo sem fundo e que está presente em todos os seres e coisas. A meditação mostra que há em nós um espaço mais vasto do que as nossas preocupações, pensamentos e desejos, que nos liberta do egocentrismo, do medo, do apego e da agressividade e nos faz sentir mais próximos ou mesmo íntimos e inseparáveis de todos os seres e do mundo como um todo.

~ Paulo Borges




Benefícios



1.
O Budismo é baseado na experiência pessoal, na prática, na moralidade/ética e no insight. Não há necessidade de propiciar deuses ou sacerdotes, sem adesão cega a dogmas inúteis, rituais, livros sagrados ou mitos. Os fundamentos do budismo, não são tanto princípios de fé, mas princípios que pode comprovar por si mesmo.

2.
A via do buda é um método para a se transformar a si mesmo e para diminuir/acabar com o seu próprio sofrimento e garantir uma felicidade duradoura. O budismo é um caminho de prática e desenvolvimento espiritual levando ao insight da verdadeira natureza da vida. Práticas budistas, como a meditação são meios de se transformar a si mesmo, a fim de desenvolver as qualidades de consciência, bondade e sabedoria.

3.
Os princípios básicos do ensinamento budista são simples e práticos: nada é fixo ou permanente; acções têm consequências; a mudança é possível. O budismo dirige-se a todas as pessoas sem distinção.

4.
Ele transmite métodos práticos (como a meditação) que lhe permitirá perceber e utilizar os seus ensinamentos, a fim de transformar a sua experiência, para ser totalmente responsável pela sua vida e desenvolver as qualidades de sabedoria e de compaixão.

A meditação está a tornar-se uma parte da nossa cultura popular, porque traz resultados altamente positivos e benéficos e muitas vezes de forma quase imediata. A meditação é recomendada por médicos como um método eficaz para reduzir o stress e a hipertensão, para controlar a dor física e emocional, entre muitos outros problemas. Também está a entrar com grande energia no mundo empresarial, ensinando os gestores e colaboradores a concentrarem-se de forma eficaz no seu trabalho, a serem menos ansiosos e a abrirem o seu coração.

►Além dos imensos benefícios psicossomáticos, a prática regular da meditação é uma via para o autoconhecimento e para uma vida pessoal, familiar, escolar, profissional e social mais consciente e fecunda.

A prática da meditação dá a oportunidade de respirar esse ar de paz, de alegria e compreender experiencialmente que, no silêncio da meditação, encontramo-nos a começar a conhecer o Infinito. Com um coração livre e irradiando alegria, abraçamos a vida, o (multi)universo e toda a natureza. A vida agora está cheia de luz; cada curto momento é pleno de vida.

Experimente por si mesm@!


Destinatários

Este workshop é dirigido para aquel@s que desejam converter a energia das emoções em alimento do seu desenvolvimento integral.

DESTINATÁRIOS
Qualquer pessoa que queira:
► conhecer em maior detalhe a via do buda;
► desenvolver a sua espiritualidade;
► iniciar a sua prática na meditação;
► aprofundar a prática;
► reduzir os seus níveis de Stress e de Ansiedade;
► Para aquel@s que desejam desenvolver atitutes como a Compaixão, o Amor Altruísta, o Não-Julgamento, a Aceitação, a Mente de Principiante, entre outras;
► Profissionais de saúde;
► Professores;
► Outros


PRÉ-REQUISITOS
Para a realização deste curso não é necessário qualquer experiência prévia.

Orientador




Paulo Borges

Tenta seguir a via do Buda desde 1983 segundo a tradição Nyingma do budismo tibetano.
- Integra a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh e pertence desde 2015 à escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen.
- Professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação na Universidade de Lisboa
- Professor de meditação e filosofia budista desde 1999, orientou centenas de aulas, cursos, workshops e retiros em todo o país.
- Cofundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014).
- Ex-presidente (2005-2013) e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva.
- Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser.
- Vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade de Ética Ambiental.
- Tradutor de textos budistas, como Estágios da Meditação, de S. S. o Dalai Lama (2001), o Livro Tibetano dos Mortos (2006) (com Rui Lopo), A Via do Bodhisattva, de Shantideva (2007), O Caminho da Grande Perfeição, de Patrul Rinpoche (2007) e O que não faz de ti um budista, de Dzongsar Jamyang Khyentse (2009).

Autor e organizador de 45 livros, entre os quais se destacam, neste contexto:
- O Budismo e a Natureza da Mente (com Matthieu Ricard e Carlos João Correia, 2005);
- O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portugesa (organizador, com Duarte Braga) (2007);
- Descobrir Buda (2010);
- Quem é o meu Próximo? (2014) e de;
- O Coração da Vida Visão, meditação, transformação integral (guia prático de meditação) (2015)

Ver mais

Seguir Paulo Borges:
Facebook



O último livro de Paulo Borges


a novidade deste livro - em relação a outros guias de meditação meramente técnicos ou conotados com uma tradição espiritual ou religiosa específica - reside precisamente em expor exercícios meditativos tradicionais enquadrados na proposta de um caminho espiritual, meditativo e ético, de transformação e acção integral, que seja transversal e possa ser seguido por todas as pessoas, independentemente das suas orientações e convicções religiosas, filosóficas ou outras. […]



Programa

Início - 11.00
Almoço - 13-14.30
Fim - 18.15

I. Reconhecer que o problema não está nos outros e pôr-se a caminho

1. A vida e o Despertar de Siddhartha Gautama.
2. Buda histórico e natureza de Buda.
3. O Discurso de Benares e as Quatro Nobres Verdades: a insatisfação (dukkha), sua origem, sua extinção e a via que aí conduz.
4. A Via do Meio entre hedonismo e ascetismo, essencialismo e niilismo.
5. O Óctuplo Caminho: visão, pensamento, discurso, acção, modo de vida, esforço, atenção e concentração correctos.
6. O sentido experimental e não dogmático da via do Despertar.


II. Despertar Aqui-Agora | Descobrir a interdependência universal e abrir a mente-coração

1. Exercícios meditativos:
1.1 Calma mental (shamatha) e;
1.2 Introdução a vipassana (visão penetrante)

III - Prática
1 – O que é a meditação e quais os seus benefícios? A meditação laica e a meditação budista
2 – Porquê praticar?
3 – Porquê praticar?
4 – Como praticar?

3.1. Preparação
3.2. Os sete pontos da postura
3.3. Atenção plena ao corpo e às sensações físicas
3.4. Atenção plena à respiração e às sensações respiratórias
3.5. Atenção plena aos fenómenos mentais
3.6. Atenção plena aos fenómenos externos (abertura dos cinco sentidos)
3.7. Meditação sem objecto ou presença aberta
3.8. Meditação em pé e a caminhar
3.9. Meditação da alegria, do amor e da compaixão universais
4. Conclusão, instruções finais para continuar uma prática regular e dedicatória



Local + FAQs


Local
Valadares (Gaia/Porto).

Endereço:
Seminário da Boa Nova - Valadares
Apartado 10, 4406-901 Valadares, VNG

O que preciso levar?
Se for possível, por favor, traga uma almofada de meditação (zafu) e um tapete de yoga. Teremos bastante material disponível, mas talvez não o suficiente para ir de encontro a todas as necessidades, por isso, se não for inconveniente, por favor, considere fazê-lo. É sempre aconselhável verificar a previsão do tempo antes de viajar, para ajudar a orientá-lo na escolha de roupas adequadas.

E se eu necessitar de algumas adaptações especiais ou restrições alimentares?
Indicar se tem algumas restrições alimentares específicas ao preencher o formulário de inscrição. Se existir qualquer alimento adicional ou preocupações médicas que deva informar, por favor, avise-nos com antecedência para que possamos ajudar.




Inscrição + Investimento


INVESTIMENTO:

'Early Bird' (Reserva até 29 Dez): €50

Regular (após 29 Dez): €70
Inscrições limitadas (se tem real interesse reserve o mais breve possível)
(uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva)

Notas
► É necessária pré-inscrição prévia através do preenchimento do formulário que se encontra no final desta página;
► No formulário de inscrição selecionar o Evento INTRODUÇÃO À MEDITAÇÃO E À VIA DO BUDA;
► O workshop decorre com um mínimo e máximo de participantes (inscrições limitadas);
► Convém trazer roupas largas, uma almofada e um tapete e zafu (caso tenha);
► Após o preenchimento do formulário de pré-inscrição receberá um email com informações adicionais;
► A alimentação pode ser omnívora e vegetariana.
Escolher, no formulário, se pretende almoçar no próprio espaço - custo 10€
Se tiver alguma nota que requeira alteração de alimentação, por favor, avise antecipadamente no campo destinado aos comentários
;
► O programa está sujeito a pequenas alterações.

Política de cancelamento
► Um reembolso (menos um valor não reembolsável de €30) será realizado para cancelamentos solicitados por escrito 30 dias antes do evento. Nenhum reembolso será realizado após essa data.
► Na eventualidade do evento ser cancelado a Sociedade Portuguesa de Meditação - Mindfulness Institute fará apenas o reembolso equivalente ao valor de 100% da reserva e não de transporte, de hotel ou de quaisquer despesas associadas.


PRÉ-INSCRIÇÃO



Notas

Se tiver dificuldades no formulário de inscrição, p.f., abra esta página num browser diferente, como o Firefox ou o Chrome ou entre em contacto para eventos.spmbe(at)gmail.com

A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar / Mindfulness Institute (SPM-BE - MI) não tem, nem assumirá qualquer responsabilidade por prejuízos, danos, despesas ou inconvenientes que possam advir, por qualquer motivo, da sua participação neste evento.

CONFIDENCIALIDADE
A SPM-BE (MI) garante a confidencialidade dos dados pessoais facultados e o seu tratamento de acordo com a legislação vigente sobre a protecção de dados.







Paulo Borges


Sobre o Orientador



Tenta seguir a via do Buda desde 1983 segundo a tradição Nyingma do budismo tibetano.
- Integra a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh e pertence desde 2015 à escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen.
- Professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação na Universidade de Lisboa
- Professor de meditação e filosofia budista desde 1999, orientou centenas de aulas, cursos, workshops e retiros em todo o país.
- Cofundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014).
- Ex-presidente (2005-2013) e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva.
- Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser.
- Vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade de Ética Ambiental.
- Tradutor de textos budistas, como Estágios da Meditação, de S. S. o Dalai Lama (2001), o Livro Tibetano dos Mortos (2006) (com Rui Lopo), A Via do Bodhisattva, de Shantideva (2007), O Caminho da Grande Perfeição, de Patrul Rinpoche (2007) e O que não faz de ti um budista, de Dzongsar Jamyang Khyentse (2009).

Autor e organizador de 45 livros, entre os quais se destacam, neste contexto:
- O Budismo e a Natureza da Mente (com Matthieu Ricard e Carlos João Correia, 2005);
- O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portugesa (organizador, com Duarte Braga) (2007);
- Descobrir Buda (2010);
- Quem é o meu Próximo? (2014) e de;
- O Coração da Vida Visão, meditação, transformação integral (guia prático de meditação) (2015)


Seguir Paulo Borges:
Facebook










O novo livro de Paulo Borges


a novidade deste livro - em relação a outros guias de meditação meramente técnicos ou conotados com uma tradição espiritual ou religiosa específica - reside precisamente em expor exercícios meditativos tradicionais enquadrados na proposta de um caminho espiritual, meditativo e ético, de transformação e acção integral, que seja transversal e possa ser seguido por todas as pessoas, independentemente das suas orientações e convicções religiosas, filosóficas ou outras. […]
Comprar





Próximos Encontros









Workshop de Iniciação à Meditação e à via do Buda Reviewed by Vítor Bertocchini on 16:09 Rating: 5


Com tecnologia do Blogger.